Logo da Etesco Construções
Menu

Tecnologia BIM: como preparar a sua empresa

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Ao fundo da imagem, há dois homens olhando para um holograma de construções.

O que antes dependia muito de ferramentas manuais, agora pode ser realizado de um jeito 100% eletrônico. Estamos falando da tecnologia de modelagem e planejamento de projetos (BIM), que revolucionou a área da construção civil. Essa ferramenta vem ganhando cada vez mais espaço em diversas construtoras. Mas, o que fazer para preparar sua empresa para a implementação da mesma? Confira no post de hoje!

A implementação da tecnologia BIM

No cenário tecnológico, o BIM (Building Information Modeling) é a estrela principal. De acordo com especialistas da área, todas as empresas estão preparadas para implementar e trabalhar com a tecnologia BIM, tanto em processos, quanto em obras.

Em muitos casos, o que acontece é uma confusão desnecessária, onde os responsáveis chegam a pensar que precisam de uma mudança radical na empresa, mas na verdade, é totalmente ao contrário.

Então, a metodologia BIM pode ser aplicada nos processos da organização, o que envolverá investimento em tecnologia, mudanças culturais, treinamento de equipe, entre outros. Mas não é necessário mudar todos os padrões.

Outro fator importante a se considerar é a forma como a mudança precisa ser estruturada. Deve-se lembrar de que a equipe precisará de um treinamento para aprender a trabalhar neste novo modelo de projeto, e que isso levará algum tempo para adaptação.

Isto significa que não será normal perder a produtividade quando essa mudança estiver no início.

E por onde começar?

Para qualquer empresa, o foco é o lucro! Desta forma, vale a pena começar a implementar o BIM nas áreas que realmente podem gerar valor do investimento. Mas, qual o motivo para isso?

Essa será a prova necessária para que todos os membros da empresa saibam que vale a pena investir em mais tecnologia e treinamento, ampliando as mudanças de toda a operação. Caso esse investimento prove que haverá benefícios, ele irá se estabilizar e ganhará um voto de confiança maior.

O que os profissionais precisam saber?

Atualmente, não é suficiente que os profissionais que são responsáveis pela implementação do BIM saibam quais são os aspectos técnicos da projeção. Essa metodologia envolve várias áreas, incluindo o planejamento da obra.

Por conta disso, é importante saber quais são as dificuldades de todos os membros da equipe que trabalharão no projeto, trabalhando aspectos como:

- Levantamento quantitativo de materiais necessários;
- Gestão e manutenção do prédio após finalizado.

É preciso ter uma visão ampla e completa de todo o processo para entender as dificuldades dos colegas que não trabalham diretamente com o projetista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 25 / 06 / 21
Due Diligence é um processo que engloba a análise, avaliação e estudo detalhado sobre uma determinada empresa. Entenda como funciona!
Ler Mais
 | 04 / 06 / 21
A NR 21 é uma das normas regulamentadoras que oferece orientações sobre como realizar trabalhos a céu aberto em segurança. Descubra onde aplicá-la!
Ler Mais
1 2 3 13
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram