Menu
Logo da Etesco Construções

Topografia na Construção Civil: Qual a importância?

Atualizado em 22/03/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Provavelmente você já ouviu falar em topografia, certo? A topografia é a ciência que descreve lugares, realizando um mapeamento. Mas, você sabe qual a importância para a construção civil?

A imagem mostra a foto de um aparelho de topografia.

No post de hoje, falaremos sobre esse assunto e vamos responder a essa questão. Continue nos acompanhando!

Características da Topografia

Primeiramente, vamos abordar as características técnicas da topografia e depois vamos destacar a sua relevância na construção civil.

A palavra topografia é de origem grega (‘topos’) que significa lugar. E por ‘graphen’, que para nós significa descrição.

Conforme dissemos, a topografia é responsável por descrever lugares, realizando um mapeamento de um terreno. Essa descrição servirá de auxílio para o cálculo de área, norte magnético, metragem, coordenadas geográficas, entre outros.

Assim sendo, podemos dizer que a topografia faz uma avaliação de terreno e colhe informações mais precisas para que uma obra obtenha sucesso. 

E como essas informações podem ser utilizadas no canteiro de obras? A seguir, vamos esclarecer essa dúvida.

Por que utilizar Topografia em uma obra?

Pode não parecer muito comum, mas a topografia é importante em todas as etapas de uma obra: antes, durante e até mesmo após o final do projeto. 

Antes da construção, ela está relacionada com a compra do terreno. Isto porque o levantamento topográfico é o que ajudará a saber se o local é apropriado para começar o projeto, considerando o tipo de construção a ser realizado.

Não podemos esquecer que a topografia é relevante também para processos burocráticos, como permissões concedidas por órgãos de fiscalização. 

Durante a obra, à medida que a construção avança, os dados topográficos encontrados são essenciais e ajudam em diversas tarefas, tais como:

  • Demarcação de limites do terreno;
  • Demarcação do esquadro;
  • Locação de pilares e estacas;
  • Nivelamento do terreno;
  • Fazer as-built do projeto.

Desta forma, a topografia garante que a obra seja segura e aproveite da melhor forma possível tudo o que o terreno tem para oferecer, suas características, localização, inclinação, entre outros fatores.

E após a obra a topografia é voltada para a manutenção, utilizando os dados levantados anteriormente para fazer uma avaliação e descobrir se houve algum problema na estrutura após a finalização do projeto.

Muitas vezes, essa última etapa leva anos para acontecer. Por isso, aqui, conseguimos perceber o quão útil é a topografia para a construção civil.

Os tipos mais comuns de Topografia

Outra pergunta muito comum envolvendo a topografia é: Como o levantamento topográfico é feito? Podemos dizer que existem dois tipos, sendo eles: 

  • Levantamento planimétrico;
  • Levantamento altimétrico.

O primeiro tipo é considerado o mais simples, sem a avaliação completa de todos os pontos. 

Geralmente, o topógrafo dimensiona somente as medidas de comprimento e altura do terreno e pode servir como apoio para a compra do local, uma vez que oferece um bom nível de detalhamento.

Por sua vez, o levantamento altimétrico é uma avaliação mais completa, que contempla a elevação, nível, altura do terreno, entre outros itens. 

Se você estiver pensando em construir no terreno, pode optar por esse tipo de leitura, pois apresenta informações detalhadas que podem fazer a diferença ao final da construção.

Agora, conte-nos: Você já utilizou a topografia em sua obra? Sabia da importância para a construção civil? 

Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.