BLOG

Tratamento de água: conheça as etapas desse processo

Tratamento de água: conheça as etapas desse processo | Etesco Construções

O que é o tratamento de água?

O tratamento de água é um processo longo de transformação, para que ela esteja em condições de uso, e possa abastecer a população, independente da função que terá.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o tratamento de água, bem como as etapas de todo esse processo. Continue nos acompanhando!

Os padrões de tratamento no Brasil

Atualmente, estima-se que cerca de 83,3% da população já possui acesso à água tratada. No Brasil, os padrões de tratamento de água foram estabelecidos pela primeira vez em 1946, no estado de São Paulo.

Em âmbito federal, o primeiro padrão foi estabelecido pela lei nº 79.367, em 1977. E a partir daí o Ministério da Saúde se tornou o responsável por analisar a potabilidade da água em todo o país.

São diversos os parâmetros observados durante o tratamento, como por exemplo, a questão da qualidade da água, e se os padrões estão sendo cumpridos corretamente pelas autoridades competentes.

Como funciona o tratamento de água?

Em cada lugar do país, são adotadas técnicas diferentes para a realização do tratamento de água. Isto é, as características e necessidades são específicas em cada região, de acordo com a rede de abastecimento.

A maioria das cidades já contam com uma rede de esgoto, e os resíduos da água que já foi utilizada nas residências, escoam para uma determinada rede de coleta. Assim sendo, logo em seguida, chegam a uma estação de tratamento, e passam por etapas de higienização.

Mas, quais seriam as etapas até que a água esteja tratada e pronta para o uso? Listamos todo o procedimento a seguir.

Etapas do tratamento

O tratamento de água pode ser feito por químicos, ou outros profissionais de áreas laboratoriais, seguindo algumas etapas, sendo elas:

1 – Oxidação

Essa é a primeira etapa do processo, que mistura cloro na água para oxidar os metais presentes, como o ferro e o manganês dissolvidos.

2 – Coagulação ou floculação

Aqui a água é misturada com sulfato de alumínio, um coagulante com propriedades que podem ajudar a formar flocos maiores e gelatinosos. Isto fará com que as impurezas se tornem unidas, e assim fica mais fácil a remoção.

3 – Decantação

Na etapa de decantação, a água passa de forma lenta por decantadores, e permanecem assim por durante 3 horas. Esse processo faz com que os flocos de impurezas se depositem ao fundo do decantador.

4 – Filtração

Depois de passar pelos decantadores, a água vai para os filtros, para que as impurezas sejam retiradas. Esses filtros são formados por camadas de carvão ativado, que ajudam a eliminar o odor e sabor das substâncias químicas utilizadas, como a geosmina.

5 – Desinfecção

Na etapa de desinfecção, o cloro é utilizado para destruir micro-organismos e substâncias como geosmina presentes na água.

6 – Fluoretação

A água já está filtrada e potável. Nessa etapa, é adicionado apenas cloro e flúor. Vale lembrar que a água de poços artesianos, por ser de uma excelente qualidade, precisa apenas de cloração como tratamento.

Agora conte-nos: você já sabia que a água precisava passar por tantas etapas de tratamento, antes de chegar em nossas casas? Deixe nos comentários.
Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *