Menu
Logo da Etesco Construções

Você sabe qual a função dos aditivos para concreto?

Atualizado em 21/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

O concreto é um dos principais materiais da construção civil e apresenta cimento, água e outros agregados para auxiliar em sua maleabilidade e resistência. Esses agregados são conhecidos como aditivos para concreto.

Envato Elements | Fonte: Shandor_gor

No post de hoje, vamos explicar como ele funciona e qual a sua importância para o projeto de obras. Continue lendo!

Aditivos de concreto e sua funcionalidade

Os aditivos são importantes para a construção civil, podendo ser aplicados ao concreto ou argamassa com a função de modificar suas propriedades físicas existentes. 

São utilizados, muitas vezes, na adaptação da mistura de água, areia e brita, a depender do que o projeto necessita.

Os especialistas que atuam em áreas como a construção civil afirmam que, com a aplicação dos aditivos para concreto, a obra não correrá riscos

Além disso, o material é importante, pois sem ele não é possível assegurar a resistência do concreto. Sem falar do custo-benefício, pois esse é um dos materiais mais econômicos existentes no mercado.

E não podemos esquecer que o seu uso tornou-se indispensável, principalmente em obras de médio e grande porte ou que utilizam concreto projetado, por conta da sua qualidade e praticidade.

Quais os tipos de aditivos para concreto?  

Existem alguns tipos principais de aditivos para concreto e cada um deles apresenta uma função própria, algo que pode variar de acordo com o resultado desejado para o projeto. A seguir, vamos explicar cada um deles.

Aditivos aceleradores

São específicos para auxiliar no tempo de pega, facilitando as reações de amadurecimento e hidratação, sendo responsáveis também pela diminuição do tempo em que ocorre a dissolução da cal. Muito utilizado em pré-moldados, pavimentos, entre outros.

Incorporadores de ar

Esse é um processo que torna o material mais uniforme, ou seja, ele ameniza o atrito que ocorre entre os sólidos e contribui com um acabamento de qualidade, sendo também responsável por reduzir a tensão superficial da água através de micro bolhas que aumentam a resistência do concreto.

Redutores

Conhecidos como poli funcionais, fazem parte dos mais utilizados em projetos de obras, por reduzir a água usada para compor o concreto. Isso faz com que sua resistência aumente.

Superplastificantes

Apresentam uma potência um pouco maior do que os aditivos redutores, porém, com uma dosagem menor. Conseguem promover a repulsão eletrostática e afastar partículas de cimento em até uma hora.

É obrigatória a inclusão de aditivos?

Não, a inclusão de aditivos para concreto não é obrigatória. Mesmo assim, muitos gestores consideram o material como indispensável para um trabalho de qualidade maior e custos menores.

Cabe então aos profissionais da área e responsáveis pelo projeto saberem qual o tipo de aditivo a ser utilizado e a proporção correta, evitando patologias da construção civil como rachaduras, por exemplo.

Suas dúvidas foram esclarecidas? Deixe um comentário, acompanhe nossos conteúdos e até o próximo post! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sinalização de obras é uma medida fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades de uma construção. Veja mais!
Ler Mais
Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
1 2 3 102

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:15 | 27/02/2024