Menu
Logo da Etesco Construções

Alvenaria estrutural: entenda sua função e conheça os principais tipos

Tempo de leitura: 2 min.

Alvenaria estrutural é uma técnica de construção que se baseia na utilização de blocos estruturais, sendo cerâmicos ou de concreto, dispensando o uso de vigas e pilares.

a imagem ilustra uma pessoas construindo uma parede com blocos de cimento
Envato Elements | Fonte: photovs

Quer entender como funciona esse tipo de estrutura e conhecer os principais tipos? Continue acompanhando o post a seguir!

O que caracteriza uma alvenaria estrutural?

Podemos dizer que a alvenaria estrutural é um método que utiliza blocos de concreto ou outros materiais e elementos estruturais, com o objetivo de suportar as cargas verticais e horizontais da construção

Diferente de outros métodos construtivos, que utilizam estruturas separadas, como vigas e pilares, a alvenaria estrutural dispensa, em grande parte, o uso desses elementos, pois as próprias paredes funcionam como a estrutura principal da edificação. 

Qual a função da alvenaria estrutural?

A função principal da alvenaria estrutural é fornecer estabilidade e resistência à construção, distribuindo as cargas das paredes, lajes e coberturas, para as fundações.  

Ela utiliza os próprios elementos construtivos (blocos ou tijolos) como parte integrante do sistema estrutural da edificação, proporcionando rigidez e estabilidade ao conjunto.

Essa técnica construtiva demanda um planejamento detalhado para garantir que as paredes sejam projetadas e dimensionadas adequadamente. Desta forma, então, será possível suportar as cargas a que serão submetidas ao longo do tempo.  

Além disso, é necessário utilizar materiais de qualidade e realizar um trabalho preciso durante a execução.

Tipos de alvenaria estrutural existentes

Existem diferentes tipos de alvenaria estrutural, cada um com suas características e aplicações específicas.Entre os principais, estão:

Alvenaria estrutural armada

Utiliza elementos mais resistentes, que contém uma armadura de aço. A mesma é aplicada nas cavidades dos blocos e preenchida com graute.

Alvenaria estrutural não-armada

Neste caso, não há uma armadura dimensionada, então, os reforços são colocados em cintas, vergas, entre paredes, contra vergas e juntas horizontais, evitando assim possíveis fissuras.

Alvenaria com blocos de concreto

Esses blocos são mais resistentes e oferecem uma variedade de tamanhos e formas para se adaptar a diferentes necessidades estruturais. A resistência fica em torno de 10 Mpa.

Alguns projetos de alvenaria estrutural, como um prédio, por exemplo, onde os andares mais baixos recebem blocos mais resistentes, considerando que haverá mais carga sobre eles, percebe-se a variação da resistência

Alvenaria com blocos cerâmicos

Essa técnica é comum em construções residenciais e comerciais. Os blocos são unidos por argamassa e dispensam o uso de estruturas de concreto armado, sendo capazes de suportar cargas verticais.

Vale lembrar que cada tipo de alvenaria estrutural possui vantagens e limitações específicas, e a escolha dependerá das necessidades estruturais, do orçamento, condições do local e objetivos do projeto.

Comente abaixo se você já conhecia todas essas informações sobre a alvenaria estrutural e se possui outras dúvidas. 

Até o próximo post!

 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sinalização de obras é uma medida fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades de uma construção. Veja mais!
Ler Mais
Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
1 2 3 102

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:15 | 27/02/2024