Menu
Logo da Etesco Construções

Entenda a função da NR-06 em projetos da construção civil

Atualizado em 11/05/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que acidentes de trabalho sempre podem acontecer, principalmente em setores como a construção civil, não é mesmo? Pensando nisso foi desenvolvida a NR-06, uma norma regulamentadora para ajudar a resguardar a saúde e proteger os colaboradores.

Quer entender melhor a NR-06 e seus objetivos? Continue acompanhando o post de hoje!

O que é a NR-06 e qual a sua finalidade?

Conforme dissemos, a NR-06 é a norma regulamentadora que estabelece medidas de segurança no ambiente de trabalho para evitar acidentes. Em outras palavras, ela orienta os colaboradores para o uso Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Assim sendo, a NR-06 ajuda a preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores no canteiro de obras, bem como os gestores, que também devem seguir as orientações e utilizar corretamente os equipamentos. 

A NR-06 é importante para as construtoras? 

Se você estiver se perguntando se essa norma é importante para as construtoras, a resposta é: SIM! Ela ajuda a evitar acidentes que podem gerar indenizações e outros problemas com funcionários, envolvendo até mesmo o pagamento de insalubridade.

Além disso, segundo a NR-06 as empresas devem fornecer, obrigatoriamente, os equipamentos de proteção individual para todos os trabalhadores, em perfeito estado.  

Os principais tipos de EPI's a serem distribuídos e utilizados, são: 

Proteção respiratória 

Oferece segurança para aqueles que trabalham em contato com agentes químicos ou orgânicos, que são prejudiciais quando inalados.

Proteção visual 

Ajudam a evitar que o colaborador tenha problemas nos olhos, machuque ou fique cego.

Proteção facial

Protege a face como um todo, principalmente em situações onde existem riscos generalizados e podem causar grandes danos.

Além desses, também são considerados como EPI´s muito importantes os protetores auditivos, protetor de cabeça e antiqueda.

E quando a empresa não segue a NR-06?

A lei brasileira é bastante rígida com relação ao cumprimento da NR-06. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) fiscaliza as empresas constantemente em busca de possíveis irregularidades.

Então, caso a construtora não cumpra as regras e não utilize a norma de modo adequado, existem grandes chances de penalidades como o pagamento de multas, suspensão temporária ou definitiva de suas atividades e até mesmo processos judiciais.

Agora conte-nos se você já faz uso da NR-06 ou outras normas regulamentadoras em seu projeto de obras e se possui outras dúvidas sobre o assunto. 

Deixe o seu comentário e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024