Menu
Logo da Etesco Construções

Gestão de qualidade: conheça a ISO 9000

Atualizado em 04/10/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Quando uma empresa deseja manter sua competitividade no mercado, é fundamental que ela adote normas para garantir a qualidade de seus processos. E a ISO 9000 entra justamente nesse contexto, podendo ser uma grande aliada.

Canva | Fonte: marchmeena29

Mas, como funciona a ISO 9000 na construção civil? Quer entender melhor? Acompanhe os detalhes a seguir!

Afinal, o que é a ISO 9000?

ISO 9000 é caracterizada como o conjunto de normas com o objetivo de auxiliar as empresas na implementação dos processos de Gestão de Qualidade. Basicamente, ela é dividida em 3 outras normas: ISO 9001, ISO 9004 e ISO 19011. 

Também pode ser utilizada para estabelecer cláusulas contratuais e garantir qualidade aos fornecedores.

A importância da ISO 9000 na construção civil

Em uma empresa que atua na indústria da construção civil, a ISO 9000 está diretamente relacionada à obra. Com a certificação, a construtora poderá se firmar ainda mais no mercado, sendo vista como responsável e preocupada com o projeto desde o seu início. 

Além disso, a norma oferece a adequação e avaliação contínua dos processos, permitindo o controle de rotina e impactando de maneira significativa na produção, gerando benefícios e melhorias na liderança no canteiro de obras.

E quais são os benefícios da ISO 9000?

Conforme dissemos, a implementação da ISO 9000 pode gerar diversos benefícios para as empresas. Abaixo, vamos destacar os principais.

Custos reduzidos

Em geral, após a implementação das diretrizes que são previstas pela ISO 9000, ocorre uma redução de custos operacionais. 

Assim sendo, quando são cumpridos todos os requisitos, as empresas conseguem diminuir bastante as falhas nos processos que antes geravam gastos maiores.

Produtividade maior

A padronização dos processos faz com que os colaboradores tenham uma clareza maior a respeito de suas atividades. Desta forma, eles executam cada tarefa com mais eficiência, aproveitando para economizar os recursos. 

Agilidade e organização

Como já havíamos citado, a partir do momento em que os padrões da ISO 9000 são seguidos, os processos passam a ser mais organizados e o tempo de execução das tarefas no canteiro de obras começa a ser mais ágil.

Satisfação dos clientes

Com um sistema de gestão de qualidade eficiente em sua empresa, a probabilidade é de que, em pouco tempo, isso reflita em bons índices de satisfação por parte dos clientes. 

Isso significa que as normas da ISO 9000 têm um papel fundamental, pois também cabe a ela gerar esse impacto positivo. 

Gostou de saber mais sobre a ISO 9000? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!

E até o próximo post! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 11 / 23
Compliance ambiental é uma prática aplicada às empresas para que operem de maneira sustentável e respeitem as normas, visando a proteção do meio ambiente. VEJA MAIS!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta especialmente utilizada na construção civil, para identificar e avaliar problemas prejudiciais ao trabalho. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024