Menu
Logo da Etesco Construções

O que é a engenharia de transportes? Entenda!

Tempo de leitura: 2 min.

Engenharia de transportes é um campo da engenharia civil que tem como principal objetivo a criação de serviços essenciais para a mobilidade populacional, sendo também muito importante para o funcionamento das atividades econômicas no país. 

Canva | Fonte: Kelly Lacy

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe mais detalhes a seguir!

Quais as características e desafios da engenharia de transportes?

Se você é um dos milhares de brasileiros que enfrentam o trânsito no dia a dia, com certeza sabe que essa é uma realidade cada vez mais comum. Isto porque, em grandes cidades, a mobilidade urbana continua enfrentando dificuldades, com ônibus lotado, trânsito caótico e poucas rotas alternativas.

É justamente aí que a engenharia de transportes passa a ter um papel importante, pois através dela podem ocorrer melhorias na mobilidade das grandes metrópoles. 

Essa é uma área que atualmente está em expansão e visa impactar a sociedade de maneira positiva, principalmente no quesito mobilidade, pois trabalha pensando sempre no bem-estar da população

Além disso, a engenharia de transportes também é responsável por criar projetos para a resolução dos problemas de trânsito, bem como a implementação de sistemas e até mesmo a construção de novas vias para reduzir os problemas que já existem.

Existe solução para os problemas de mobilidade?

Como dissemos, a engenharia de transportes tem como objetivo criar sistemas de transporte e realizar a manutenção, atingindo positivamente a população. Porém, podemos dizer que existem outros focos, mais específicos, como por exemplo:

  • Transporte subterrâneo;
  • Hidrovia e ciclovia.

Ao pensar em infraestrutura, são formas de transporte que poderiam permitir que um espaço da superfície se tornasse disponível para outras necessidades da população, como trabalho, lazer ou moradias.

Outra forma de solucionar os problemas de mobilidade é através da tecnologia atual. A internet, por exemplo, é capaz de aperfeiçoar os mecanismos utilizados no controle do trânsito

Desta forma, fica mais fácil a identificação das placas dos veículos por radares e vídeos que apresentam aspectos tecnológicos mais avançados.

Qual a sua opinião sobre essas ações da engenharia de transportes? Deixe o seu comentário e compartilhe o conteúdo de hoje!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024