Após a finalização de um projeto, a construtora deve pensar em alguns detalhes antes da entrega ao cliente. Esses detalhes fazem parte de um processo que podemos chamar de pós-obra.
No post de hoje, falaremos mais sobre o assunto e vamos trazer algumas dicas para que seja realizado de maneira eficiente. Acompanhe!
Índice
O investimento na etapa final de um projeto é uma excelente oportunidade para a construtora descobrir o nível de satisfação dos clientes com o seu empreendimento. Desta forma, é possível levantar os elementos que precisam, ou não, de ajustes.
Em outras palavras, podemos dizer que o pós-obra é importante para a longevidade do negócio, uma vez que um cliente satisfeito, voltará para fechar novos contratos e colocar novos projetos em prática.
No pós-obra é fundamental que exista um acompanhamento visando a melhoria do serviço e agilizando a entrega do projeto. Abaixo, separamos 5 dicas que podem te ajudar nesse processo.
A vistoria antes da entrega do projeto é essencial, pois assim será possível avaliar, mesmo de maneira superficial, os elementos do local para saber se estão de acordo com o que o contrato e a planta pediram.
Devem ser averiguadas as instalações elétricas e hidráulicas para que não haja nenhum problema futuro.
Chamamos de entulho todo material que restou após utilização na obra, como fragmentos de concreto, tijolos, areia, entre outros.
Uma boa parte desse entulho deve ser direcionada para aterramentos, valas, projetos de nivelamento e até mesmo reciclagem.
O ideal é que não fique nada ainda em vista no local, pois muitos materiais possuem grandes chances de contaminação e com o descarte correto, esse tipo de problema é evitado e não afeta a imagem da construtora.
A tecnologia é uma aliada importante na construção civil, principalmente no processo pós-obra. Os famosos softwares de gestão disponibilizam módulos específicos para facilitar o atendimento, controle de prazos e registros.
Para melhorar os resultados, é fundamental conhecer os pontos fracos e fortes da sua empresa por meio de pesquisas de satisfação. Assim, você consegue saber o quanto os seus clientes gostaram do seu trabalho.
No atendimento pós-obra, busque definir a metodologia, canal e a forma como será realizado o processo, para garantir uma comunicação padronizada e eficiente. Essa será a chance de fidelizar e garantir a satisfação do cliente.
Gostou das dicas? Comente abaixo se já implementou alguma delas no pós-obra e se o resultado foi positivo.
Até o próximo post!
Desenvolvido por Surya Marketing Digital.