Menu
Logo Links Úteis | Etesco

5 erros que devem não devem ser cometidos na construção civil

Atualizado em 16/06/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Durante uma obra podem ocorrer diversos erros, problemas com orçamento, materiais de má qualidade, entre outros fatores que geram dores de cabeça aos gestores e colaboradores que trabalham na construção civil.

Canva | Fonte:  DragonImages

Por isso, no post de hoje, trouxemos 5 erros que você não deve cometer em um projeto de obras, evitando atrasos e prejuízos. Acompanhe mais detalhes! 

Por que é importante evitar erros no projeto de obras?

Em toda obra, seja uma construção inicial ou reforma, espera-se que o resultado final seja positivo e que ela seja finalizada com êxito. E não apenas isso, pois quando a entrega é feita no prazo estabelecido, é ainda melhor. 

Mas é claro que, mesmo que o projeto seja entregue antes do previsto, isso não significa que não foram cometidos erros. 

Por isso, é importante estar atento e tentar evitar qualquer fator que prejudique o andamento ou resultado da obra. Isso porque, qualquer detalhe esquecido ou algum  deslize pode dificultar ainda mais o projeto. 

5 erros para evitar em uma obra 

De modo geral, é possível evitar grande parte dessas falhas, prevenindo-as. Se você não sabe quais erros devem ser evitados, vamos te ajudar a seguir!

1 - Não ter um planejamento de obras

Os gestores que vão iniciar uma obra devem começar pelo planejamento, para colocar os detalhes em ordem, pois uma obra sem planejamento e orçamento não costuma ter uma previsão, apenas um ‘chute’ de datas e valores.

Assim sendo, então, é importante se basear em um planejamento de obras, ter uma estimativa de preços, organizando cada etapa da obra para não existirem equívocos.

2 - Não usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Esses equipamentos são obrigatórios na construção civil e devem ser utilizados por todos os profissionais, principalmente os que atuam em lugares insalubres, com possíveis riscos para a saúde. Esse é um erro que pode ser evitado facilmente, com o uso correto dos EPIS´s.  

3 - Utilizar ferramentas de má qualidade

Um erro relacionado com a compra de insumos, máquinas e ferramentas específicas. Quando é feito o investimento em produtos de má qualidade, o andamento da obra pode sim ser comprometido.  

Portanto, deve-se investir em produtos de alta qualidade em todas as fases da obra, sem exceção! 

4 -  Não seguir as normas dos fabricantes

Existem várias etapas em uma obra, sendo elas: estrutura, fundação, vedação, revestimento, entre outros. Em cada uma delas é necessário seguir as normas e regras indicadas pelos fabricantes dos insumos.

Desta forma, automaticamente serão evitados alguns problemas como o retrabalho e possíveis patologias da construção civil.

5 - Não contratar profissionais com experiência

Um erro que pode acontecer como uma tentativa de economizar. Ao contratar uma mão de obra desqualificada, podem haver problemas, pois o conhecimento, responsabilidade e comprometimento também apresentam custos.

Agora que você já tem 5 dicas para evitar erros em seu projeto de obras, que tal anotá-las para colocar em prática?

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:35 | 19/07/2024