BLOG

A importância do tratamento de esgoto

O esgoto produzido em uma cidade é composto por água e os resíduos que se misturam a ela ou que ela carrega quando segue pelos encanamentos. Esse volume é procedente de residências, estabelecimentos comerciais e escritórios. Além disso, a água da chuva se mistura ao esgoto coletado.

Basicamente, podemos dizer que o esgoto é o lixo produzido utilizando a água. Ele é coletado, por exemplo, dos ralos, pias, chuveiros e vasos sanitários, por isso, não pode ser despejado diretamente no mar ou em rios, uma vez que essa prática provoca prejuízos diversos.

Antes, o esgoto precisa ser devidamente coletado por uma empresa de saneamento, a fim de tratá-lo eliminando os resíduos sólidos e micro-organismos patógenos. Desse modo, pode ser descartado com segurança na natureza, sem provocar agressões ao meio ambiente ou oferecer riscos para os seres humanos.

O tratamento do esgoto é feito em estações específicas para isso. Ali, todo o material coletado passa por processos químicos e biológicos para que seja decomposto segundo os padrões de saúde da resolução nº 357/2005 do CONAMA. Desse modo, evitamos os problemas que listamos a seguir. Continue lendo e veja por que é tão importante tratar corretamente o esgoto.

Poluição da água

Conforme explicamos, o esgoto é composto por todo o lixo que produzimos utilizando a água. Sendo assim, ali se encontram resíduos dos mais diversos, sendo eles líquidos e sólidos. É uma grande mistura de produtos, matéria orgânica e dejetos, que entram em decomposição ou podem contaminar a água de diferentes formas.

Por isso, o esgoto não pode ser descartado diretamente na natureza, uma vez que ao seguir para os rios ou o mar, ele provoca a poluição da água. Portanto, o seu tratamento visa eliminar todos esses resíduos até que esteja em um padrão aceitável para ser descartado com segurança.

Disseminação de doenças

Dejetos de seres humanos e também de animais estão misturados ao esgoto, por isso, esses resíduos carregam consigo microrganismos patógenos como vírus, bactérias, protozoários e vermes, que, quando em contato com uma pessoa saudável, provocam doenças diversas.

Se o esgoto não for devidamente tratado, mas descartado na água ou a céu aberto, esses agentes patógenos se disseminam pelo ambiente. Podem contaminar o solo, a água e alimentos, com isso, se instalam em outros organismos e o seu ciclo continua, provocando doenças como as verminoses e hepatite.

Desequilíbrio de ecossistemas

O esgoto sem tratamento despejado nos mares, lagos, rios, represas entre outros, também provoca sérios prejuízos para o ecossistema desses locais, afetando toda a vida existente ali e causando desequilíbrios.

Isso se reflete, por exemplo, na extinção total de algumas espécies, seja por causa da poluição que contaminou o ambiente ou em função da falta de alimento. Afinal, se um peixe se alimenta de uma determinada vegetação e ela deixa de existir por causa da água poluída, então, consequentemente haverá uma redução da população até que ela desapareça.

Assoreamento de rios e praias

Uma vez que o esgoto é composto por resíduos sólidos provenientes de dejetos e do próprio meio natural, como folhas, galhos, terra e areia, se ele segue diretamente para as águas pode provocar o assoreamento dos rios, lagos, represas e mares.

Isso acontece porque esses resíduos sólidos sedimentam no fundo desses mananciais, consequentemente, com o passar do tempo eles se tornam cada vez mais rasos. Sendo assim, o esgoto precisa ser tratado para que haja uma separação desse sólidos e do líquido, a fim de que somente o segundo seja despejado nas águas, e o primeiro receba tratamento e destinação adequados.

Apesar de o tratamento do esgoto ser tão importante, apenas 49% de tudo que é produzido é devidamente coletado, e um número menor ainda, somente 10%, recebe o devido tratamento. Por isso, é importante o investimento em obras desse tipo, não só para preservar o meio ambiente, mas também garantir a saúde do ser humano.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *