Menu
Logo da Etesco Construções

Argamassa projetada: o que é e quais os benefícios para a construção?

Tempo de leitura: 2 min.

Já ouviu falar em argamassa projetada? Na construção civil, a argamassa projetada é o material utilizado para garantir a proteção passiva de estruturas metálicas contra o fogo, reunindo diversas vantagens técnicas.

Canva | Fonte: Pecorari

Quer saber mais sobre o uso desse material em projetos de obras? Continue acompanhando o post de hoje!  

Detalhes da argamassa projetada

Basicamente, existem dois tipos de argamassa projetada, sendo eles: spray e bomba. No caso do spray, é um método mais prático com a presença de um recipiente acoplado ao projetor.

Esse mesmo recipiente é também chamado de ‘canequinha’ e mesmo sendo menos suscetível aos entupimentos, ele tende a encher e esvaziar o compartimento a cada aplicação.     

Por sua vez, a bomba é mais utilizada por permitir que o fluxo da projeção seja contínuo. Isto significa que ele otimiza ainda mais as etapas e permite uma produção diária de até 150 m².

Onde utilizar a argamassa projetada?   

Em geral, a argamassa projetada é utilizada em estruturas metálicas, localizadas em áreas livres ou edificações de pequeno, médio e grande porte, ocultas por acabamentos arquitetônicos, como vigas ou forros falsos. Assim sendo, então, pode ser utilizada em locais como

  • Hotéis;
  • Centros comerciais;
  • Edifícios/escritórios;
  • Hospitais;
  • Cinema, entre outros.

E quais os principais benefícios da argamassa projetada?

Os especialistas garantem que o uso de cada um desses métodos, tanto o spray quanto a bomba, podem proporcionar benefícios para as construtoras em um projeto de obras. Abaixo, vamos destacar as principais vantagens da argamassa projetada.

Aplicação mais uniforme

Não ocorre nenhuma interferência humana ou qualquer tipo de oscilação de força durante a aplicação do material.

Produtividade

Esse tipo de argamassa é capaz de cobrir uma área de 29m² em apenas um dia. Pelo método tradicional, nesse mesmo período, pode cobrir até 14 m².

Custo

O custo do material é mais vantajoso quando os números são avaliados. Então, o importante é ponderar o custo final do metro quadrado da parede pronta, considerando os custos indiretos, como água, energia elétrica, administração, entre outros. 

Corresponde à NBR 14432

É importante lembrar que a aplicação da argamassa projetada deve corresponder às determinações da NBR 14432, ou seja, as exigências de resistência ao fogo e elementos construtivos, além da durabilidade que precisa ser equivalente à vida útil da edificação. 

Você já utilizou a argamassa projetada em alguma obra? Conte-nos qual a sua experiência com o material e compartilhe o conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024