BLOG

As etapas do processo de tratamento de água

Você sabia que, antes de ser consumida na sua casa, a água passa por um longo percurso? Isso mesmo! Na maioria das cidades que contam com uma rede adequada de abastecimento, a água é submetida aos processos de desinfecção e filtragem, para então poder ser distribuída. Esse processo, que ocorre desde a adaptação em rios, lagos ou poços, é fundamental para manter a saúde da população.

Quer saber mais sobre o assunto, bem como as etapas do processo de tratamento de água? Continue nos acompanhando!

O tratamento: como funciona

Atualmente, estima-se que cerca de 83,3% da população já possui acesso à água tratada. Em cidades que já contam com uma rede de esgoto, os resíduos da água que já foi utilizada nas residências, escoam para uma rede de coleta e logo em seguida, para a estação de tratamento de esgoto, passando então por etapas de higienização, para ser lançada de volta ao ambiente, sem que sejam causados danos.

Em cada lugar do país são adotadas diferentes técnicas para a realização do tratamento de água, e isso envolve as características e necessidades específicas da rede de abastecimento existente. A seguir, listamos todo o procedimento para entender melhor esse processo de tratamento.

Captação

A água geralmente é captada em mananciais e rios, e sempre apresentam resquícios de bactérias.

Adução

Através de bombas, a água que foi captada é levada até a ETA (Estação de Tratamento de Água).

Coagulação

Esta etapa consiste na adição de coagulantes, que irão favorecer a união das impurezas da água e partículas, facilitando a remoção das mesmas na decantação.

Floculação

A água é movida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e pesados. Em seguida, é feita a decantação, onde os flocos afundam, sendo separados do resto do líquido.

Filtragem

Os filtros são formados por camadas de areia grossa, fina, cascalho, carvão e pedregulho, que completam a remoção dos últimos flocos de resíduos. E logo depois, a água recebe o flúor, o cloro e tem o pH controlado.

Por fim, a água filtrada e tratada é armazenada em reservatórios para que possam ser distribuídas pelas cidades.

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *