BLOG

Conheça as vantagens da construção com concreto protendido

Um dos fatores mais importantes em uma construção, principalmente aquelas mais robustas, é a sua resistência. Por isso, é fundamental adotar técnicas para execução do projeto que ajuda a evitar deslocamentos na estrutura, bem como minimizem as trações. Uma das formas de fazer isso é utilizando o concreto protendido.

Ele é composto por uma armadura ativa, construída em aço com resistência de três a quatro vezes maior do que aquele utilizado em armaduras passivas. Ela é elaborada com o intuito de produzir forças de pro-tensão aplicando-se um pré-alongamento, o que comprime previamente toda a estrutura minimizando os efeitos citados.

Por essas explicações, é possível perceber que a utilização do concreto protendido em muitos casos é mais vantajosa do que o concreto armado. Mesmo assim, neste artigo listamos outras vantagens da utilização do concreto protendido para que você fique por dentro do assunto. Continue lendo!

Prevenção de fissuras e deformações

Explicamos na introdução do artigo que o uso do concreto protendido ajuda a reduzir a ocorrência de deformações e fissuras em construções. Mas você sabe por que isso acontece? A explicação está na capacidade que esse concreto tem de suportar tensões sem sofrer deformidades.

Isso acontece porque a estrutura já foi previamente submetida a essa tensão de compressão, assim, depois que a obra estiver pronta, se mais uma vez for submetida a essa tração, conseguirá resistir sem sofrer deformações.

Se a força exercida for maior do que a tensão prévia, ainda que ocorram pequenas fissuras, depois que a carga é retirada, a estrutura retorna ao seu estágio inicial fechando essas possíveis fissurações que surgiram, sem deformar a construção.

Redução das dimensões do projeto

Por causa das propriedades do concreto protendido ele possibilita erguer construções mais resistentes, porém, com dimensões menores. Isso porque são utilizados materiais com uma resistência maior.

Com isso, além da possibilidade de elaborar estruturas mais esbeltas, conseguimos alcançar altos valores de resistência, mesmo utilizando menos concreto do que nas técnicas convencionais.

Melhor custo-benefício

Como explicamos, o concreto protendido e os materiais utilizados junto com ele apresentam resistências muito maiores em relação ao concreto armado. No entanto, o acréscimo de valor nesses materiais em relação ao acréscimo de resistência alcançado geram um excelente custo-benefício.

Ele é sentido principalmente em obras mais robustas, uma vez que a pro-tensão já não se mostra vantajosa nesse sentido em cargas pequenas ou vão os menores. De toda forma, em todos os demais casos conseguimos alcançar um excelente rendimento e economia.

Versatilidade dos projetos

Você se lembra que falamos que o concreto protendido permite criar estruturas com menores dimensões, mais esbeltas e ao mesmo tempo muito resistente? Por todas essas possibilidades esse tipo de material permite maior versatilidade nos projetos arquitetônicos.

Isso porque esse concreto possibilita criar estruturas que concentram altas tensões sem sofrerem danos. Portanto, os projetos podem ser desenvolvidos com mais ousadia, uma vez que o uso é facilitado e permite maior criatividade dos arquitetos sem colocar a segurança em risco.

Aumento da durabilidade das estruturas

Como o concreto protendido é menos suscetível a deformações e fissuras, ele não se danifica facilmente, o que aumenta consideravelmente a durabilidade das estruturas, considerando, também, a impermeabilidade alcançada.

Como não são abertos espaços, a construção se mantém impermeável impedindo a penetração da água ou da umidade. Sendo assim, a longevidade dos projetos é muito maior porque a estrutura se mantém conservada por muito mais tempo sem sofrer agressões das intempéries.

Por tudo isso, é sempre interessante estudar muito bem o projeto para definir se o uso do concreto protendido não seria uma solução mais eficaz e viável. Afinal, é uma técnica mais moderna que gera um diferencial para as obras, permitindo alcançar maior competitividade no mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *