BLOG

Covid-19: Como as empresas de construção civil devem agir neste período

Algo que nunca imaginávamos, aconteceu: O Brasil e o mundo estão sofrendo com a pandemia causada pelo Covid-19 (Coronavírus). Infelizmente, essa realidade está afetando a economia do país, e assim muitas empresas de construção civil também são impactadas devido ao período obrigatório de quarentena. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto, e explicar como as empresas devem agir neste período, claro, sempre visando a saúde de todos.

Continue nos acompanhando!

Ações que devem ser tomadas pelas empresas

Em algumas cidades brasileiras, foi decretada situação de emergência. Desta forma, foi determinado que os indivíduos fiquem em casa, se deslocando somente em casos de muita necessidade. E assim, muitas empresas decidiram parar suas atividades. Porém, a pausa total seria extremamente prejudicial, e algumas não aderiram ao decreto, inclusive empresas de construção civil.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas das principais medidas que podem ser tomadas pelas empresas que seguirão com suas atividades, mas que precisarão de cuidados neste período.

Como agir?

Definir responsáveis na empresa

  • Criar uma política de crise, como forma de conscientizar os gestores da obra e da administração;
  • Dar liberdade e autonomia para a equipe técnica de segurança e saúde do trabalho, para uma fiscalização de ações de prevenção.

Limpeza

  • A cada uma hora, deve ser feita a limpeza com cloro ativo nas maçanetas, torneiras e locais de manuseio frequente.
  • A cada duas horas, devem ser limpos com cloro ativo as áreas onde ficam os sanitários, bebedouros, refeitórios, relógio de ponto, catracas, vestiário, etc.

Higiene pessoal

  • Álcool em gel 70% deverá ser disponibilizado em vários locais, tanto na obra quanto no escritório.
  • Verificar a cada duas horas se há sabonete nos banheiros e tanques.
  • Todos os membros da equipe devem ser orientados a lavar as mãos com frequência, e higienizar os equipamentos de proteção individual.

Também é importante que todos estejam atentos a alguns sintomas do Coronavírus, como febre, coriza, dor de garganta, dificuldade de respirar. Se houver algum funcionário com um destes sintomas, o mesmo deverá ser dispensado pela empresa, principalmente se tiver mais de 60 anos.

Além disso, é importante também evitar a aglomeração de pessoas, ou seja, os turnos deverão ser alternados para que a quantidade de pessoas seja reduzida, e os alimentos deverão ser servidos pelos responsáveis pela cozinha, e não pelos próprios trabalhadores.

E por fim, manter a todos sempre bem informados, e lembrá-los sempre sobre os devidos cuidados durante o trabalho.

Deixe o seu comentário abaixo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *