Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Cronograma de Obras: o que levar em consideração ao Elaborar?

Atualizado em 23/08/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Quem atua no setor da construção civil sabe o quanto é importante ter um cronograma para controlar a entrada e saída de materiais, evitando os desperdícios e a baixa produtividade. Mas, o que deve ser considerado ao elaborar um cronograma de obras? 

Canva | Fonte: baona

Vamos esclarecer essa pergunta no post de hoje. Continue nos acompanhando para entender um pouco melhor!

Afinal, o que é um Cronograma de Obras?

O cronograma de obras é um documento que especifica em detalhes as atividades que serão realizadas no canteiro. Dependendo do tipo de projeto, pode ser feito de uma forma mais geral, isto é, com detalhes das estruturas, fundações e instalação de outros materiais.

E assim como em outros projetos, na construção civil é essencial ter um planejamento para aproveitar melhor os recursos e a mão de obra e garantir resultados positivos. Então, podemos dizer que o cronograma de obras proporciona diversos benefícios, como por exemplo:

  • Gerenciar riscos e imprevistos externos;
  • Programar a compra de materiais;
  • Conseguir controlar os recursos financeiros;
  • Atender aos prazos do projeto.

Quando o cronograma é bem produzido, ele permite que o gestor tenha uma visão mais ampla e um acompanhamento mais próximo das atividades e dos colaboradores. Caso não seja desta forma, podem haver diversos problemas para a construtora.

Elementos a serem considerados no Cronograma de Obras

Como vimos, a elaboração de um cronograma de obras deve ser muito bem feita para evitar maiores problemas e até mesmo o atraso da entrega do projeto. 

E são muitos detalhes a serem considerados na produção desse documento. Abaixo, separamos os principais elementos que uma construtora deve considerar ao elaborar o cronograma.

Conhecer bem o Projeto

Primeiro, é importante conhecer bem o projeto que será realizado, para não deixar escapar nenhum detalhe ao definir o prazo de entrega da obra. Nessa primeira etapa, o objetivo da obra deve ser pensado e colocado no planejamento.

Todas as etapas do projeto devem ser analisadas para saber quais atividades serão desenvolvidas e como deverão acontecer, seguindo sempre o prazo de entrega que foi dado ao cliente.

É importante fazer o levantamento dos objetivos, etapas, materiais, mão de obra, entre vários outros elementos para deixar o cronograma mais eficiente.

Pesquisar sobre o Tempo de execução das atividades

O ideal é que os gestores conversem com sua equipe para saber, mais ou menos, quantas horas serão dedicadas a determinadas atividades. Isso será fundamental na definição do tempo final da obra, ou seja, ter uma noção de quando ela ficará pronta.

Nesta etapa do cronograma, o mais importante é ter uma previsão realista para que as atividades sejam cumpridas, considerando que o tempo de construção de uma parede comum pode ser menor do que uma janela ou porta, por exemplo.

Fazer uma Análise de riscos

Outra parte importante no cronograma são os riscos de acidentes. Isso significa que, desde o início do planejamento, é importante que a construtora verifique os locais de trabalho, principalmente lugares muito altos.

Claro que, na construção civil, é difícil escapar completamente dos riscos. Justamente por esse motivo que o cronograma precisa considerar os riscos e imprevistos, incluindo uma margem de segurança.

Fazer o Acompanhamento do cronograma

Com o cronograma finalizado, já é possível colocar o projeto em prática. Porém, deve-se realizar o acompanhamento diário, uma vez que podem ocorrer mudanças ao longo do caminho. Então, é necessário estar atento para garantir que nada interfira no prazo de entrega.

Viu como é fácil realizar um cronograma de obras? Seguindo essas considerações, o resultado será bastante positivo.

Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário! Até o próximo post!

 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:35 | 19/07/2024