BLOG

Economia nacional: a importância das obras de infraestrutura

Atualmente, existe um debate sobre as prioridades de gastos do governo, com um esforço conjunto de redução de despesas. Porém, os gastos feitos em obras de infraestrutura, tais como estradas, ferrovias, portos ou hidrovias, entre outros, na verdade representam importantes investimentos para o país e o setor privado. Este é o tema do post de hoje, pois explicaremos melhor a importância das obras de infraestrutura para a economia nacional. Acompanhe!

Geração direta e indireta de empregos

Pode ser por meio da construção de estradas, reaparelhamento de ferrovias, integração de modalidades de transporte ou obras de saneamento básico. Esse tipo de investimento, ou seja, na infraestrutura, tem o objetivo principal de gerar empregos.

Desta forma, diretamente, as pessoas envolvidas nessas obras acabam contribuindo para que a economia se movimente, através de empregos formais, cujos contratos serão firmados com média e longa duração.

Além disso, os empregos também são gerados de forma indireta, uma vez que também são demandadas atividades paralelas às obras. Um exemplo disso é o setor primário, por meio da produção de matéria-prima para a realização das mesmas.

Geração direta e indireta de empregos

E qual seria a razão para tantos investimentos em infraestrutura? Diferente de alguns países desenvolvidos, o Brasil possui um território amplo e variado, o que faz com que a economia seja gerada através de diversos segmentos, como pecuária, indústria, serviços, entre outros. Mas, isso também dificulta um pouco a integração e o escoamento dos produtos feitos no país, aumentando os custos.

No contexto internacional de competitividade crescente, é difícil competir com produtos chineses, por exemplo, onde os investimentos em infraestrutura são bem maiores.

Então, para que o país se mantenha competitivo, com altos níveis de empregos gerados, é necessário continuar a investir em obras de infraestrutura, pois do contrário, a economia poderá sofrer ainda mais com a crise do mercado.

E você, o que pode dizer que considera como algo importante em termos de desenvolvimento da economia nacional? E sobre as obras de infraestrutura, o que acha? Deixe o seu comentário abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *