Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Entenda para que servem as estruturas metálicas em uma obra

Atualizado em 08/11/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Mesmo não sendo tão populares no Brasil, as estruturas metálicas estão cada vez mais presentes em vários projetos de obras.

Canva | Fonte: alina_hart

Quer entender a função das estruturas metálicas em uma obra? Então, fique conosco e acompanhe o post de hoje! 

Estruturas metálicas: qual a finalidade?

As estruturas metálicas são compostas por materiais como o aço e podem ser fabricadas em diversos formatos. São bastante necessárias para a construção de pilares e vigas, por exemplo.

Toda construção que utiliza esse tipo de estrutura exige que a planta do projeto seja bem detalhada e principalmente, que não exista nenhum desvio, isto é, nada diferente do planejado, uma vez que, com as estruturas metálicas, não é possível improvisar.

Desta forma, então, ao projetar uma obra com o uso de estruturas metálicas, é necessário pensar na proteção contra incêndio, na espessura, dimensões de cada peça estrutural, entre outros fatores como:  

Estudo de viabilidade

Geralmente, uma construção feita com estruturas desse tipo exige um desembolso um pouco mais rápido.

Projeto da estrutura

O responsável pelo projeto precisa definir junto ao arquiteto quais serão as variáveis construtivas, ou seja, as cargas, o tamanho dos vãos, altura, sistema de vedação, entre outros.

Montagem 

Esse processo deve ser feito por uma mão de obra especializada. Assim sendo, é importante contratar uma empresa que entenda este tipo de montagem para que não ocorram erros.

Vedações 

Costumam ser internas e externas, mais precisamente, áreas de solda e sistemas de juntas que também precisam ser planejadas milimetricamente, pois muitas vezes passam por avaliação

Além dos detalhes que citamos até aqui, o projeto também deverá conter dados sobre:

  • Logística de obra;
  • Volume de fundações;
  • Instalações;
  • Fabricação.

Quais benefícios as estruturas metálicas oferecem?

Conforme dissemos, as estruturas metálicas vem sendo muito utilizadas em diversos projetos arquitetônicos, principalmente por oferecer ótimos benefícios, como por exemplo:

  • Otimização de tempo;
  • Versatilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Redução de custos;
  • Menos desperdício.

Vale lembrar que as estruturas são produzidas sob medida, com as dimensões das peças especificadas e de acordo com o que foi solicitado. Logo, isso faz com que exista a padronização em todas as estruturas e o projeto tenha um resultado positivo.

Você já conhecia todas essas características das estruturas metálicas? Conte-nos deixando o seu comentário abaixo!

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Construção modular: descubra as inovações que moldarão o futuro da construção, tendências em tecnologia, materiais e sustentabilidade.
Ler Mais
Gestão de resíduos: veja estratégias para minimizar o impacto ambiental na construção civil e como a ISO 14001 pode otimizar esses processos
Ler Mais
1 2 3 109

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:19 | 21/06/2024