Menu
Logo da Etesco Construções

Levantamento Topográfico: para que serve e quais os 3 principais tipos?

Atualizado em 17/02/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Você já ouviu falar em levantamento topográfico? Esse é um tipo de levantamento responsável por mapear a superfície de um terreno, gerando dados que poderão ser utilizados na elaboração de plantas ou representações gráficas.

Canva | Fonte: Industrial Photograph

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto e saber quais são os três principais tipos de levantamento topográfico? Acompanhe o post a seguir!

Detalhes do levantamento topográfico 

Podemos dizer que o levantamento topográfico é o conjunto de medições realizadas em um terreno. O objetivo principal é levantar dados e criar uma planta com todas as medidas e pontos notáveis do local para uma construção. 

As informações obtidas pelo levantamento topográfico são fundamentais para os projetos da construção civil.

Também é uma análise importante para evitar situações onde o vendedor do terreno possui o documento contendo a área como maior ou menor do que ela realmente é, ou seja, o levantamento ajuda a evitar esse tipo de problema, pois ele obtém os dados exatos.

Os 3 principais tipos de levantamento topográfico

De acordo com sua definição, todo levantamento topográfico é responsável por estudar as características da superfície de um terreno, medindo sua forma, configuração entre diversos outros detalhes tridimensionais e relacionados ao solo.

E o levantamento é dividido em três tipos, sendo eles: o altimétrico, o planimétrico e o planialtimétrico. Abaixo, vamos explicar cada um deles para que você entenda melhor!

Altimétrico

Esse é um tipo de levantamento que auxilia na identificação de um terreno sob alguma altura, identificando o grau de declive do mesmo. Através dele é possível obter dados e avaliar as curvas de nível do local.

As curvas de nível são, basicamente, representações de um terreno em uma mesma altura, em planta baixa. Assim sendo, então, a altimetria representa o relevo de uma área. 

Planimétrico

Por sua vez, o levantamento planimétrico ou planimetria está relacionado com a medição das projeções horizontais de uma determinada área. Justamente por ter essa característica, é utilizado para determinar os limites de um terreno.

Planialtimétrico

Consiste na união entre os levantamentos anteriores, permitindo projeções horizontais e também medindo as diferenças de altura do relevo. Desta forma, então, podemos dizer que representa de um modo mais completo os dados do local.

Agora que você já sabe como funciona e quais são os tipos de levantamento topográfico, conte-nos o que achou do conteúdo e se possui outras dúvidas sobre o assunto.

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024