ISO 9001 é um conjunto de normas gerenciadas pela ABNT, que visam a otimização dos processos e uma produção mais ágil, alcançando excelência nas etapas de um projeto.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto e descobrir de que maneira essa norma pode ser aplicada na construção civil? Continue nos acompanhando!
Índice
Mesmo tendo uma abordagem global, podendo ser aplicada em diversos segmentos e por diferentes motivos, na construção civil não é diferente, pois também existem razões muito importantes para que a ISO 9001 seja aplicada. Entre as principais, podemos destacar:
A padronização dos serviços segue como um dos maiores desafios na indústria construtiva. Isto porque são vários os colaboradores trabalhando em obras diferentes, com as mesmas tarefas, que nem sempre alcançam o mesmo resultado.
Mas, é possível garantir a padronização dos processos por meio da implementação da norma de qualidade. A mesma busca sempre o melhor resultado nas atividades, facilitando também a detecção de erros e auxiliando no treinamento dos colaboradores.
É justamente o que a ISO 9001 possibilita para as construtoras, ou seja, a diminuição de despesas com a melhoria nos processos, prevenindo possíveis retrabalhos e otimizando o tempo do projeto.
Quando a ISO 9001 é implementada, ocorre uma melhoria contínua. E esse aperfeiçoamento constante pode ser o grande diferencial das empresas, como uma oportunidade de mostrar crescimento e evolução rapidamente.
Para que a certificação ISO 9001 seja garantida e implementada, algumas exigências precisam ser cumpridas, como por exemplo, documentações legíveis, controláveis e identificáveis.
Não existe uma ferramenta adequada para atender essas exigências, porém, é fundamental que os documentos do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) estejam organizados.
Desta forma, então, é importante definir qual será o foco das melhorias e quais serão os próximos passos. Para isso, também é necessário definir uma equipe, que será responsável por implementar a norma, treinar e capacitar os colaboradores.
Em seguida, deve-se realizar um diagnóstico e o planejamento das atividades, identificando os processos necessários para a gestão de qualidade e determinado a sequência dos mesmos.
Além disso, também devem ser identificados os critérios e métodos para assegurar a eficácia dos processos e obter as informações para execução e monitoramento.
Vale ressaltar que, após finalizado o processo de implementação, devem ser feitas auditorias internas para verificar se tudo está saindo de acordo com a proposta. Ou ainda, enviar os documentos para que sejam avaliados por uma certificadora.
Você já conhecia a ISO 9001 e implementou em sua empresa? Conte-nos!
Deixe um comentário e até o próximo post.
Desenvolvido por Surya Marketing Digital.