Logo da Etesco Construções
Menu

Os principais benefícios do programa de Compliance

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 4 min.

O que é compliance?

Compliance é estar em conformidade com leis e normas, comprometendo-se com a integridade. No ambiente corporativo, é cumprir e observar rigorosamente a legislação, e aplicar princípios éticos em suas ações.

Mas, quais seriam os benefícios do programa de Compliance? Se você quer saber mais sobre isso, então, continue nos acompanhando!

A imagem mostra graficos em um papel e uma mão escrevendo em um caderno.

A importância do compliance para as empresas

Nos últimos tempos, o compliance foi ganhando mais espaço nas empresas, e já não é mais considerado apenas como uma ferramenta para evitar a corrupção. Ele funciona como uma espécie de guia, mostrando como os colaboradores devem agir.

Além disso, também atua profundamente nos pilares, o que podemos chamar de Governança Corporativa (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa).

Desta forma, assegura-se que a empresa está cumprindo à risca as obrigações impostas pelos órgãos de regulamentação. Lembrando que tudo deve ser feito dentro dos padrões exigidos pelo segmento onde atua a sua empresa.

Importância estratégica

Quando falamos em compliance, logo nos lembramos de técnicas e estratégias que podem ser utilizadas por um negócio, para atuar de acordo com a legislação do país. Assim sendo, seja qual for a sua área de atuação, deve-se agir conforme os regulamentos.

Também é através deste programa que uma empresa que deseja se consolidar no mercado onde está inserida, consegue atingir seus objetivos. Isto é, alcança suas metas de maneira mais segura em longo prazo.

Quando são adotadas boas práticas, alinhadas com missão, visão e valores de um negócio, não é apenas a satisfação dos investidores que será favorecida, mas também a dos colaboradores e fornecedores, abrindo portas para as transações.

Os principais tipos de compliance

Existem alguns tipos de compliance existentes. A seguir, vamos destacar os 5 principais.

1 - Compliance ambiental

As empresas e consumidores estão sempre atentos aos riscos que as ações humanas podem gerar para o meio ambiente. Quando esse cenário é levado em conta, entra em ação o compliance ambiental.

Basicamente, ele ajuda a colocar a organização em harmonia com a natureza, tornando-a fundamental para um mundo mais sustentável. Desta forma, a empresa passará a demonstrar seriedade, monitorando de perto os riscos ambientais.

2 - Responsabilidade social

Além do meio ambiente, também é necessário se preocupar com os impactos da atuação da sua empresa na sociedade em que ela vive. Caso você ainda não tenha parado para pensar nisso.

É importante, então, avaliar essa questão, e começar a adotar um olhar mais crítico. Isto é, levar em conta que todo empreendimento apresenta uma responsabilidade social, e que a mesma deve ser cumprida.

3 -   Regras de segurança e saúde no trabalho

As regras de segurança e saúde no trabalho também estão entre os tipos de compliance. O que se pode dizer é que, essa é uma das maiores responsabilidades para um gestor.

Assim sendo, ele deve proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e produtivo. Além disso, evitar acidentes de trabalho acima dos limites legais, e atuar de acordo com as regras, devem ser prioridades.

4 - Compliance anticorrupção

Atualmente, esse tema vem sendo muito abordado. De modo geral, é preciso que a empresa se responsabilize por seus colaboradores, tendo um controle rigoroso e preciso, identificando qualquer processo de má fé, de acordo com a lei anticorrupção.

5 - Controle de qualidade

É provável que você já conheça o perfil do consumidor moderno, não é verdade? Ele veio sofrendo alterações ao longo de todo esse tempo.

Antes, era possível observar uma preocupação maior pela economia. Já o novo consumidor se preocupa mais com a qualidade dos produtos e serviços que são adquiridos.

Por conta disso, é fundamental que as empresas estejam preocupadas com a entrega de um produto, ou em realizar um serviço de qualidade, que possa atender às expectativas do cliente. Ou seja, o compliance pode ajudar a empresa a encontrar seu diferencial e resolver essa questão.

As vantagens do compliance

Uma empresa que não apresenta um programa de compliance bem estruturado, corre muitos riscos.

Embora algumas empresas considerem a atividade de compliance como um ônus, por conta de seus custos de contratação e de pessoal, ele deve ser encarado como um bom investimento.

Ao implementar o programa de compliance em sua empresa, ele pode trazer diversos benefícios. Assim sendo, haverá um retorno melhor de investidores, e uma valorização maior da organização.

Para quem atua nesta área, é importante compreender que, atualmente, a criação de procedimentos com base nas responsabilidades dos gestores, bem como a elaboração dos mesmos, ainda são estratégias pouco eficazes.

Portanto, é necessário que o profissional direcione todas as atividades de maneira adequada, para que assim obtenha eficiência, produtividade e confiabilidade em seu negócio.

Dicas para ter um compliance eficaz

Para fiscalizar as atividades da empresa, é aconselhável que seja criado um comitê de ética, composto pelos profissionais das áreas distintas, e que sejam renovados os membros após um tempo.

E não se deve esquecer de educar os funcionários a respeito das leis, regulamentos e políticas da empresa. Mas, é importante que toda a explicação seja simplificada, para que todos compreendam da melhor forma possível.

Qual a sua opinião sobre os benefícios do programa de compliance para as empresas? Conte-nos abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 25 / 06 / 21
Due Diligence é um processo que engloba a análise, avaliação e estudo detalhado sobre uma determinada empresa. Entenda como funciona!
Ler Mais
 | 04 / 06 / 21
A NR 21 é uma das normas regulamentadoras que oferece orientações sobre como realizar trabalhos a céu aberto em segurança. Descubra onde aplicá-la!
Ler Mais
1 2 3 13
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram