Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Qual a função e as vantagens do concreto usinado na construção civil? 

Atualizado em 15/02/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Você já deve ter ouvido falar do concreto usinado, certo? Esse é um tipo de material inovador, também conhecido como concreto dosado em central (CDC), que aos poucos foi integrando o setor da construção civil.

Canva | Fonte: Nopphinan

No post de hoje, vamos contar mais detalhes sobre o concreto usinado, sua função e vantagens. Acompanhe a seguir!

Concreto usinado e suas características

O concreto usinado é preparado em usinas com o controle de materiais e tempo de mistura, sendo transportado até o canteiro de obras através de caminhões conhecidos como betoneiras, pronto para o uso.

Todo o processo de fabricação do material é monitorado. Isto porque existe uma preocupação para que o concreto mantenha sua homogeneidade e possa aumentar sua durabilidade e assim oferecer mais segurança para a obra.

Em sua composição, o concreto usinado segue o modelo padrão com agregados selecionados, água e outros aditivos, quando necessário, ajudando a diminuir o custo-benefício e a preservar suas características. 

Para que serve o concreto usinado?

Basicamente, o concreto usinado ajuda a manter as estruturas das edificações, pois a sua consistência permite compressão e esforços um pouco maiores. Sua aplicação pode ser feita em lajes, pilares, vigas, blocos, estacas e blocos de fundação. 

O que diferencia o concreto usinado do tradicional?

Agora você deve estar se perguntando: será que existem diferenças entre o concreto usinado e o tradicional? De forma geral, podemos dizer que não há uma diferença muito grande.

Ainda assim, existem fatores significativos que podem justificar a mudança do material comum para o usinado, pois de certa forma, essa é uma opção um pouco melhor considerando sua homogeneidade de mistura, custo de aplicação e precisão.

Vantagens que o concreto usinado pode oferecer

A agilidade é uma das principais vantagens oferecidas pelo concreto usinado, bem como o baixo custo, algo que torna a construção mais lucrativa. Além desses benefícios, também podemos destacar:

Espaço maior na obra

Esse é um material preparado diretamente na usina e levado até o canteiro de obras. Sendo assim, não é necessário que a obra tenha um espaço para estocar areia, cimento e outros materiais.

Redução da mão de obra

Todo concreto demanda mão de obra em sua fabricação. Porém, neste caso, não existe esse problema, pois o concreto já é preparado antes de ir para a construção. E assim, pode ser contratada uma equipe menor para o projeto.

Praticidade

A praticidade é mais uma das vantagens oferecidas pelo concreto usinado, que o torna um material interessante, principalmente por já estar pronto ao ser transportado para utilização nas edificações.  

E não podemos esquecer de falar sobre a qualidade do material, que é fabricado com equipamentos tecnológicos específicos e sua homogeneidade, por ter uma composição mais artesanal.

Você já trabalhou com o concreto usinado alguma vez? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:30 | 23/07/2024