Menu
Logo da Etesco Construções

Sistema de Gestão de SSMA: qual a sua função na construção civil?

Atualizado em 25/08/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Não é de hoje que as construtoras estão investindo no Sistema de Gestão de SSMA, sigla utilizada para saúde, segurança e meio ambiente. E melhorar cada um desses fatores vem sendo um dos principais objetivos das empresas do segmento da construção civil.

Canva | Fonte: sabthai

Mas afinal, do que se trata o SSMA e qual a sua função? Vamos falar sobre o assunto no post de hoje. Acompanhe os detalhes a seguir! 

Sistema de Gestão de SSMA: o que é? 

Basicamente, o Sistema de Gestão de SSMA é um programa que estabelece diretrizes visando medidas de segurança que possam garantir o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

Isto significa que, a partir do SSMA as empresas conseguem minimizar acidentes que podem provocar lesões nos colaboradores e ao mesmo tempo, estar em conformidade com os regulamentos de segurança e saúde

Como funciona o Sistema de Gestão de SSMA?

Também conhecido como Sistema de Gestão de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança), o SSMA desempenha um papel fundamental na construção civil. 

Sua função é promover e garantir a segurança dos trabalhadores, a saúde ocupacional e a proteção ambiental em todas as fases de um projeto de obras. 

Abaixo, separamos algumas das funções essenciais de um Sistema de Gestão de SSMA para a construção civil: 

Gestão de Riscos 

Identificar, avaliar e controlar os riscos associados às atividades realizadas na construção. Isso inclui riscos de acidentes de trabalho, exposição a substâncias perigosas, riscos ambientais, entre outros.

Treinamento e Educação 

O SSMA fornece um treinamento adequado aos trabalhadores para garantir que tenham conhecimento dos riscos, aprendam a usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) e possam agir de maneira segura no local de trabalho. 

Monitoramento e Relatórios 

O sistema também é responsável por coletar dados sobre incidentes, acidentes e exposições a algum tipo de risco e utilizar essas informações para tomar medidas preventivas

Gestão de Resíduos 

Ajuda a gerenciar os resíduos gerados durante a construção, para minimizar o impacto ambiental e garantir a conformidade com as normas de eliminação do material considerado como sobra.

Como vimos, o Sistema de Gestão de SSMA desempenha um papel fundamental na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além da preservação do meio ambiente e cumprimento das obrigações legais, contribuindo para a eficiência e a imagem positiva da empresa no setor.

E você, o que acha do SSMA? Já implementou em seu projeto de obras? Comente abaixo e caso tenha outras dúvidas, conte-nos para que possamos esclarecê-las.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 11 / 23
Compliance ambiental é uma prática aplicada às empresas para que operem de maneira sustentável e respeitem as normas, visando a proteção do meio ambiente. VEJA MAIS!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta especialmente utilizada na construção civil, para identificar e avaliar problemas prejudiciais ao trabalho. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024