BLOG

5 Dicas para melhorar a produtividade de uma obra

A imagem mostra dois homens engenheiros olhando para um mapa de construção e conversando.

Com o surgimento de novas tecnologias para a construção civil, que reduzem o prazo de entrega de uma obra, a busca por mais produtividade no canteiro de obras foi se tornando ainda maior. Mas, para que isso seja possível, algumas técnicas e recursos devem ser utilizados, não apenas para reduzir o prazo de entrega, mas também para aumentar a qualidade e tornar os orçamentos assertivos.

No post de hoje, vamos destacar 5 principais dicas que podem auxiliar na produtividade de uma obra de construção civil. Continue nos acompanhando!

Dicas essenciais: quais são elas?

Conforme dissemos, separamos as 5 dicas principais que podem ajudar na produtividade de uma obra, e que podem diminuir os desperdícios, tornando mais preciso o cronograma financeiro. Além disso, através delas, você pode incrementar os métodos de controle, previsão e outras ferramentais mais técnicas. Confira a seguir!

1 – Sincronia do material e mão de obra

Um dos motivos principais da perda de produtividade é a mão de obra ociosa, que além de gerar um custo maior, não está produzindo. Desta forma, a obra deixa de progredir, e acaba tendo um atraso, que muitas vezes acontece por falta de motivação e comprometimento.

Neste caso, se a mão de obra for paga por um período de tempo, não por empreitada, é importante verificar todos os materiais e ferramentas necessários para o trabalho programado. E cabe ao chefe da obra perguntar ao contratado se ele precisará de algo especial para o serviço. Isso ajudará a eliminar os possíveis motivos para que a produção seja interrompida.

2 – Motivar e medir a produtividade

Para aumentar a produtividade na construção civil, é necessário um acompanhamento e medição constante da obra. Isso contribuirá para a qualidade e segurança no canteiro. Durante a visita, deve-se conferir os detalhes críticos, como partes molhadas e a posição dos pontos de luz, algo que pode acelerar a tomada de decisão e evitar os erros.

3 – Entregar projetos de qualidade

A produtividade, muitas vezes, está relacionada com a clareza de tudo o que deve ser feito, algo que, por sua vez, dependerá de bons projetos, que sejam fáceis de entender, para não perder muito tempo. Além da entrega do projeto por meio físico (pranchas), se o responsável pela obra souber manipular o AutoCad, será possível disponibilizar arquivos digitais também. Em resumo, antes de iniciar qualquer obra, é importante se reunir com todos os responsáveis e criar um bom projeto.

4 – Organização e um ótimo layout

Entre os desperdícios de tempo em uma obra, podemos citar as movimentações desnecessárias, e a perda de material por ação do tempo, duas coisas que podem ser evitadas, caso seja criado um bom layout do canteiro de obras. Além disso, é importante organizar os materiais e agrupá-los próximos de onde serão processados.

5 – Utilizar ferramentas de gestão

Para controlar os indicadores, deve-se avaliar melhor a evolução da obra, em relação ao fluxo de caixa, tendo uma projeção. Neste caso, pode ser usado o ERP, uma ferramenta de gestão que permite a integração de dados, informações e processos de toda a empresa, oferecendo uma visão global das áreas e os processos mais importantes.

Esperamos que o post de hoje tenha ajudado com essas novas soluções para você trabalhar na construção civil.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *