BLOG

Como diminuir as não conformidades em obras de construção civil

A imagem mostra três engenheiros agachados conversando e trabalhando.

Atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo, e por isso, seguir os princípios que garantem a qualidade dos produtos e serviços, é algo fundamental. No setor de construção civil, isso não é diferente, uma vez que as construtoras precisam estar atentas ao elevado índice de não conformidade nas obras, principalmente na auditoria. O fato de existir um número expressivo de falhas, leva a crer que as empresas não conseguem alcançar seus objetivos básicos, ou seja, a implementação efetiva do controle de processos.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este assunto, destacando as melhores formas de reduzir as não conformidades em obras de construção civil. Acompanhe!

Dicas para diminuir as não conformidades

Se você ainda não sabe como reduzir as não conformidades em obras de construção civil, listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar muito neste tipo de ação.

Ofereça um suporte de capacitação

Quando não existem habilidades suficientes para realizar um serviço, a mão de obra acaba por penalizar o canteiro de obras com as não conformidades. Isto significa que, se um colaborador é designado para uma tarefa determinada, mas não sabe ao certo como ela deve ser realizada, isso pode afetar diretamente o resultado e qualidade final da construção, o que pode levar a consequências como o retrabalho e a perda de tempo.

Este é um aspecto que pode ser superado, através do oferecimento de treinamentos para toda a equipe, incluindo terceirizados, e neste caso não será necessário aguardar por uma auditoria. Além disso, a capacitação pode oferecer mais conhecimento, fazendo os colaboradores sentirem-se valorizados.

Faça a inspeção de materiais e serviços

A importância da inspeção e monitoramento de materiais e serviços em obras de construção civil, é inquestionável! A realização de procedimentos como estes atinge um ponto crítico no que se refere à qualidade da obra, que segue com diversas exigências, que podem ser encontradas nos requisitos da NBR ISO 9001:2000.

Esses requisitos permitem a identificação de problemas no canteiro de obras, e consequentemente, a avaliação de desempenho da construtora. E para melhorar ainda mais o procedimento, os gestores podem utilizar softwares de aplicativos móveis, e executarem assim a inspeção de maneira eficiente.

Aplique ações de prevenção

Existem muitas construtoras que são penalizadas apenas por não eliminar os potenciais geradores de não conformidades. Então, para evitá-las, é preciso identificar as causas, fazer uma avaliação e determinar as ações para sua prevenção.

Com esse procedimento, que deve ser feito no início do projeto, serão evitados muitos problemas futuros, e o número de não conformidades detectadas na auditoria será reduzido.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *