BLOG

As vantagens da administração de materiais para as empresas

A imagem mostra uma homem, de lado para a câmera, olhado para cima, segurando um tablet na mão.

Sabemos que, antes de ir ao supermercado, existe todo um processo, não é mesmo? Você precisa conferir a sua despensa, anotar o que é necessário para comprar, e perguntar a todos os moradores da sua casa se precisam de algo. Quando isso não é feito, você provavelmente chega em casa com algum item repetido, ou esquece de alguma coisa. E na hora de escolher em qual supermercado ir, você opta por aquele em que já conhece os preços. Em uma proporção maior, isto é basicamente uma administração de materiais, um processo apropriado, que demanda um departamento inteiro.

No post de hoje, vamos falar um pouco melhor sobre esse tipo de administração, e citar algumas vantagens básicas. Continue lendo!

Entendendo a administração de materiais

O processo responsável por gerir, desde a compra de matéria prima, até a produção de um bem, ou de uma parte dele, é conhecido como administração de materiais. De acordo com o principal Conselho de Logística do mundo (Counsil of Supply Chain Management Profissionals) esse procedimento pode ainda ser definido como parte da cadeia de suprimentos que planeja, controla e programa de maneira eficaz, os fluxos e estocagem de bens, informações e serviços do ponto de origem ao ponto de consumo.

Isto significa que a administração de materiais possibilita o abastecimento de maneira apropriada, de acordo com os materiais necessários, que atenderão uma determinada demanda de produção.

E quais são as vantagens?

Nas empresas de médio porte, a maioria dos materiais correspondem até 52% do custo do produto final, levando em consideração uma boa gestão, o que pode gerar alguns benefícios, entre eles:

  • Uma economia de até 25% dos custos da sua empresa, segundo a ABRALOG (Associação Brasileira de Logística);
  • Quando existe uma administração, e ela é feita de maneira correta, você tem acesso a ótimas matérias primas, com valores adequados. Desta forma, haverá produtos com uma qualidade maior e preços justos.
  • Vale lembrar que, produtos de qualidade mantém os clientes cada vez mais satisfeitos!

Em resumo: todas essas vantagens podem gerar lucro para a empresa, seja com retorno de clientes satisfeitos, ou parcerias com fornecedores que apresentam um preço justo.

Gostou do conteúdo de hoje? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *