BLOG

Como funciona um gasoduto? Descubra!

Gasoduto é uma rede de tubos responsável pelo transporte de gás de uma região produtora, para uma região consumidora. Geralmente, esse processo é feito entre Bolívia e Brasil, e percorre mais de 3 mil quilômetros. Quer saber como funciona o gasoduto? Continue nos acompanhando!

A imagem mostra alguns gasodutos.

Gasoduto Bolívia-Brasil

O gasoduto Bolívia-Brasil realiza o transporte do gás proveniente para atender os Estados brasileiros de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Inicialmente, a extração do gás é feita na Bolívia. Logo, ele é retirado do solo, que é perfurado por sondas.

Geralmente, o gás está sob pressão embaixo da terra. Isto significa que ele sai naturalmente, à medida em que ele encontra uma brecha.

Antes de começar sua viagem, o gás natural precisa ser comprimido para uma pressão, que estará entre 80 e 100 kgf/cm2, ou seja, 80 a 100 vezes maior do que a da atmosfera ao nível do mar.

Ao longo do percurso do gasoduto, estações de compressão ajudam a recuperar a pressão que foi perdida pelo caminho.

Não existe um meio de retirar o gás de qualquer ponto do gasoduto. Mas a tubulação passa por 36 cidades, onde há estações de entrega. Assim sendo, nessas saídas, o gás tem a pressão diminuída para aproximadamente 35 kgf/cm2, para segurança, e é então retirado.

Além disso, o gasoduto também apresenta mecanismos de segurança. Existem 115 válvulas de bloqueio, posicionadas com um intervalo de 30 quilômetros, que impedem a passagem do gás em determinadas áreas, quando existe algum sinal de vazamento.

A importância do gasoduto

A implantação do gasoduto é uma resposta para as demandas dos setores da sociedade. Isto porque o gás da Bolívia é responsável por 50% do consumo brasileiro. E após análise do governo, sobre as necessidades de energia do país, foi concluída a necessidade de investir na importação do gás a partir da Bolívia.

Enfim, o gasoduto é importante para o setor energético do Brasil, pois promove um incremento em toda a disponibilidade de gás natural diante do mercado nacional e o setor de negócios.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!

Abaixo, clique na seta da ‘direita’ e veja algumas fotos de obras com gasoduto que a Etesco Construções participou.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *