Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Conheça as principais vantagens do Pré-Moldado de Concreto 

Atualizado em 11/10/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo dos anos, diversas mudanças foram acontecendo no setor da construção civil, como a modernização dos equipamentos, a busca por um trabalho mais ágil, sustentável e os custos reduzidos. A partir daí, um material conhecido como pré-moldado de concreto passou a ser utilizado.

Canva | Fonte: fotolism_thai

Se você ainda não conhece ou nunca trabalhou com o pré-moldado, continue nos acompanhando e descubra suas principais vantagens!

Pré-moldado de concreto: o que é?  

O pré-moldado de concreto é uma estrutura fabricada de maneira prévia e fora do canteiro de obras, conforme a NBR 9062. Através desse material é possível aumentar a agilidade do projeto, promovendo a redução de custos e ao mesmo tempo, desenvolvendo melhorias na gestão.

Geralmente, é produzido em instalações distantes da construção, sendo transportado logo em seguida para a sua utilização. 

Também podemos dizer que esse é um dos tipos de concreto mais buscados atualmente no mercado, além de ser um ótimo substituto de materiais considerados tradicionais, utilizados em vigas, pilares, lajes, entre outros.

E quais são as vantagens do pré-moldado de concreto? 

Conforme dissemos, o pré-moldado de concreto vem sendo muito procurado e bastante utilizado em construções, e essa popularidade se deve, principalmente, aos benefícios que ele pode oferecer. Entre os principais, podemos destacar:

Sustentabilidade 

É considerada a maior vantagem do pré-moldado de concreto, uma vez que, em sua composição, podemos encontrar matérias primas naturais como cimento, areia e cascalho, que não provocam um grande impacto ao meio ambiente.

Alta durabilidade

Esse é um tipo de material que apresenta uma excelente durabilidade, devido ao seu processo bem cuidado de produção. Considerando sua utilização, possui uma resistência maior do que outros tipos de concreto, como os usinados, por exemplo. 

Mais versátil 

São várias as possibilidades de uso, formas e cores do pré-moldado e ele ainda apresenta uma capacidade grande de modelagem, que permite a reprodução de vários detalhes. 

Pré-moldado e pré-fabricado são iguais? 

Embora sejam materiais semelhantes, com a mesma modelagem e processo de produção, ambos apresentam algumas diferenças que muitas vezes podem passar despercebidas.

O pré-moldado de concreto, por exemplo, é fabricado no próprio empreendimento, tendo um controle de qualidade menos rigoroso, ou seja, com inspeções feitas por profissionais ou órgãos especializados.

Já o pré-fabricado é industrialmente produzido e seu controle de qualidade é mais rigoroso, precisando seguir determinadas normas e sendo avaliado por laboratórios. As peças costumam ser identificadas por data.

E você, já utilizou o pré-moldado de concreto em seu projeto? Deixe um comentário abaixo e conte-nos!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Construção modular: descubra as inovações que moldarão o futuro da construção, tendências em tecnologia, materiais e sustentabilidade.
Ler Mais
Gestão de resíduos: veja estratégias para minimizar o impacto ambiental na construção civil e como a ISO 14001 pode otimizar esses processos
Ler Mais
1 2 3 109

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:09 | 19/06/2024