Logo da Etesco Construções
Menu

Conheça os Tipos de Pavimentos

Tempo de leitura: 4 min.

Existem diferentes tipos de pavimento, sendo flexível, semirrígido e rígido, além da pavimentação classificada como sustentável. Cada uma dessas opções tem suas características, que fazem com que sejam mais ou menos adequadas para determinadas vias. A escolha é feita com base nas necessidades do local.

A pavimentação de vias é um processo fundamental para garantir mais conforto e segurança durante a utilização desses espaços. Para alcançar resultados eficientes e efetivos, é preciso escolher entre os diferentes tipos de pavimento aquele que atende melhor às necessidades do local onde o projeto será instalado. 

Cada tipo de pavimentação tem suas próprias características, por isso, é mais ou menos indicado dependendo de aspectos como: sistema de drenagem superficial, propriedades geotécnicas da região e intensidade de tráfego. 

Neste artigo você vai entender melhor o que é pavimentação, conhecer as variações de pavimentos e as características que apresentam, para ficar um pouco mais por dentro do assunto. Continue lendo!

Qual é a função do pavimento?

O subleito das vias pode sofrer danos, agressões e sobrecarga em função das solicitações que recebe, tanto horizontais quanto verticais. Quando isso ocorre de uma forma contínua, acontece um processo de degradação que prejudica o tráfego no local. A função do pavimento é evitar que isso aconteça.

A pavimentação é composta por diferentes camadas de materiais sobrepostos e compactados a partir do subleito. O pavimento recebe as tensões e minimiza esses impactos nas camadas inferiores para que o subleito receba somente uma pequena parcela das solicitações. 

Com isso, conseguimos garantir mais conforto e segurança para o tráfego na via. Afinal, o pavimento é uma estrutura não perene, permanecendo por um longo período de tempo em condições adequadas para trafegar.

Quais tipos de pavimento existem?

Os terrenos não são iguais, por isso existem diferentes tipos de pavimento. É preciso fazer a pavimentação de uma determinada via conforme as necessidades identificadas e o tipo de uso que será feito daquele local. 

Para projetar a melhor pavimentação, são feitos estudos para conhecer as propriedades geotécnicas daquela região, a interface do sistema de drenagem superficial, a intensidade de tráfego e a necessidade que deve ser atendida, como rodoviária, ferroviária, comercial, industrial, e outras. 

Nesse projeto, é preciso que haja um bom detalhamento para identificar a viabilidade da pavimentação, determinar os materiais que serão utilizados, as técnicas, entre outros. Tudo isso precisa ser confrontado com os diferentes tipos de pavimentação para selecionar aquele que melhor se encaixa no projeto.

A seguir apresentamos os tipos de pavimento que existem e as suas características.

Pavimentação flexível

O pavimento flexível é um tipo de pavimento asfáltico feito a partir de bases granulares e revestimento asfáltico. Ele suporta bem as solicitações de uma via pública, mas requer manutenções e intervenções mais frequentes.

Porém, a vantagem é que essa manutenção é fácil, e podemos restaurar somente o local que foi afetado. A durabilidade desse tipo de pavimento é de cerca de 5 a 10 anos, e existe a possibilidade de reciclar de forma parcial ou total quando esse revestimento precisa ser removido.

Pavimentação semirrígida

Esse é um tipo de pavimento intermediário. Isso porque o seu nível de deformação é maior em relação ao flexível, porém, inferior em relação à pavimentação rígida. É composto por uma base cimentada e revestimento flexível, geralmente utilizado onde é necessário trafegar veículos mais pesados.

Como existe a possibilidade de deformar, o pavimento semirrígido não é a melhor alternativa quando existe a necessidade de suportar cargas estáticas, como no caso de pontos de ônibus.

Em comparação com o pavimento rígido, ele é mais fácil de implantar e de fazer a manutenção. Portanto, é uma boa alternativa para os projetos onde é necessário um orçamento menos custoso. Outro detalhe é que esse tipo de pavimento, assim como o flexível, pode ser reciclado.

Pavimentação rígida

O pavimento rígido é construído a partir de placas de concreto. Ele não sofre deformação e, por isso, requer menos manutenção. É o tipo de pavimento ideal para locais que recebem cargas estáticas. Apresenta uma alta resistência à ação de óleos e combustíveis.

Em corredores de ônibus, os projetos costumam envolver o uso de pavimento de concreto (rígido) e pavimento semirrígido por causa dos trechos de parada e de via que se alternam. O custo de implantação é maior e, quando acontece algum problema, é necessário substituir a placa de concreto por inteiro.

Pavimentos sustentáveis

Existem alguns tipos de pavimentação considerados sustentáveis. Um deles é o pavimento intertravado permeável, composto por blocos de concreto assentados diretamente no solo e que garantem a permeabilidade da via. 

Esse tipo de pavimento não é uma novidade, mas existem novas tecnologias que foram desenvolvidas. Temos o concreto asfáltico permeável, o pavimento fotocatalítico e o concreto drenante. Há, ainda, o ecopavimento para brita, muito durável e com uma alta flexibilidade que evita fissuras e rupturas. 

Agora ficou mais fácil entender o que é a pavimentação e por que é preciso escolher entre os tipos de pavimento na hora de elaborar o projeto de uma via. Afinal, cada um deles atende necessidades diferentes, e a boa escolha é o que vai garantir a longevidade da obra e sua eficiência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia que o pavimento tem diversas funções diferentes e influencia aspectos dos mais variados? Entenda quais são os impactos positivos que ele promove.
Ler Mais
A terraplanagem é um processo importante composto por diferentes etapas que ajudam a preparar o terreno para uma construção. Saiba mais sobre ela!
Ler Mais
1 2 3 9

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram