BLOG

Construção civil: 04 maneiras úteis de aumentar os lucros

A imagem mostra uma tesoura, calculadora, régua, fita métrica e um capacete de obra, todos apoiados em uma mesa.

A lucratividade é um dos principais índices de que uma empresa possui um bom desempenho. E na construção civil não é diferente! Obter lucros neste segmento, que sejam de fato satisfatórios, é um desafio constante, principalmente por ser um mercado com uma forte tendência em quedas de investimento. Por isso, muitas empresas que fazem parte deste setor estão buscando novas maneiras de controlar os custos e aumentar seus lucros.

No post de hoje, falaremos mais sobre este tema, com 4 dicas que poderão te ajudar muito! Continue lendo!

Dicas para aumentar a lucratividade

Conforme dissemos, existem muitas empresas que atuam na área da construção civil, e desejam controlar os custos dos projetos e aumentar a lucratividade do empreendimento.

Se a sua empresa é uma delas, e está em busca de uma solução, confira 04 dicas simples que podem ajudar a obter uma margem de lucro maior nos próximos projetos.

1 – Evite o retrabalho

Segundo um levantamento internacional, o retrabalho pode representar de 2% a 20% do valor total de um projeto. Isto significa que estes são valores que poderiam ter sido poupados se houvesse uma gestão eficiente de RH, materiais e tempo.

A maior parte dos retrabalhos é causada por erros e omissões ainda durante a elaboração do projeto. A solução seria trabalhar com um sistema unificado, que poderá reduzir significativamente o retrabalho, diminuindo a incidência de erros, mantendo atualizada as informações sobre os projetos.

2 – Reduza a duração dos projetos

Em casos de projetos atrasados, eles poderão consumir rapidamente uma parte financeira, além de gerar problemas jurídicos com clientes. Por isso, o ideal é utilizar uma plataforma de gerenciamento para construção civil, como um modelo 3D do empreendimento, por exemplo, para facilitar a coordenação das etapas e processos, e fornecer informações úteis para os desenhos 2D.

3 – Crie um gerenciamento de riscos

Todo projeto de construção é repleto de riscos, seja pela variação de produtividade da equipe, do orçamento, ou por um planejamento incompatível com o cenário real. Tanto a complexidade do projeto, quanto a demanda dos clientes tendem a aumentar, o que requer uma eficiência e qualidade maiores.

Desta forma, a gestão de riscos na construção civil é indispensável para que a empresa identifique possíveis riscos com antecedência, e auxilie os gestores na tomada de decisões.

4 – Invista em tecnologia para gestão de obras

Atualmente, são várias as empresas que utilizam algum tipo de software para executar seus projetos, como softwares de modelagem e acompanhamento de cronograma. Mas, a parte de gestão integrada entre esses itens, como o canteiro de obras, acaba ficando esquecida. Portanto, investir em tecnologia é essencial para manter a competitividade no mercado, bem como a conexão entre todas as partes envolvidas no projeto.

Quando todos os setores estão funcionando de modo adequado, em conexão, o projeto caminha para resultados positivos e assim, a lucratividade poderá aumentar gradativamente.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *