BLOG

Gestão: 5 ferramentas para facilitar o processo na construção civil

A imagem mostra um homem de costas para a câmera. Ele está com um chapéu de engenheiro e nas suas costas tem uma ilustração de uma cidade com várias construções.

O mercado está cada vez mais competitivo, e isso já não é mais uma novidade! Mas, você já parou para imaginar o impacto que as construtechs podem gerar nas pequenas e médias empresas, num futuro próximo, por exemplo? Caso ainda não tenha pensado, talvez essa seja a hora de estudar as formas de inovação, e conhecer algumas ferramentas para facilitar o processo na construção civil.

No post de hoje, apresentaremos 5 ferramentas que podem auxiliar e melhorar a gestão de obras. Continue lendo!

Conhecendo as ferramentas para a construção civil

Uma boa gestão, juntamente com a capacidade de inovar, são fatores que influenciam muito na sobrevivência de empresas, a longo prazo. Gerenciar uma empresa no segmento de construção civil, não é algo tão fácil, mas com algumas ferramentas inovadoras, isso pode mudar. Confira 5 dicas a seguir!

1 – Uso do CRM 

O CRM ou sistema de Gestão do Relacionamento, é um programa que permite o registro de prospects, além do acompanhamento do funil de vendas. Essa é uma ferramenta excelente para incorporadoras, uma vez que evita a perda de vendas, e maximiza os resultados comerciais, ajudando até mesmo nas tarefas de corretoras e imobiliárias.

2 – Chatbots

Caso uma parte de sua equipe de projeto esteja passando muito tempo ao telefone, tirando dúvidas dos clientes, automatizar esse processo através de chatbots, é uma ótima ideia. A ferramenta simula uma conversa humana por bate papo, e geralmente utiliza a inteligência artificial para apresentar soluções instantâneas.

3 – Gerenciadores de projetos

Outra ferramenta que pode ajudar a organizar as tarefas em obras da construção civil, é o Trello ou o Asana, que gerencia os projetos e facilita a atenção aos prazos. Já o Slack pode ajudar no compartilhamento das informações e dos documentos, sem precisar marcar reuniões.

4 – Software BIM

A tecnologia BIM permite, além da visualização do projeto em 3D, incluir várias instalações, tais como iluminação e hidráulica, acompanhando o cronograma do projeto, os custos, a mão de obra necessária, e também as questões de sustentabilidade, garantindo mais confiabilidade aos orçamentos.

5 – ERP (Enterprise Resource Planning)

Sem dúvidas, o ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial muito importante, sendo o principal tipo de software entre os programas gerenciais. Basicamente, ele reúne dados de todos os departamentos, e elimina retrabalhos, garantindo uma confiabilidade maior.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *