PT   |   EN
Logo da Etesco Construções

Construção civil: como medir a produtividade em uma obra?

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
A imagem apresenta quatro trabalhadores no alto de uma obra, e um está orientando o trabalho do outro

Na área da construção civil, a produtividade é um dos fatores de maior preocupação das empresas, principalmente no mercado brasileiro, que é conhecido pelos baixos índices de produtividade, que refletem em custos mais altos. Neste caso, criar uma melhora nos índices também representa eficiência para as empresas construtoras

E para isso, é necessário adotar medidas e identificar os problemas que levam à baixa produtividade, para que a situação possa ser revertida. E existem alguns fatores que influenciam diretamente esse aspecto, uma espécie de planejamento que abordaremos neste artigo. Continue lendo para saber mais informações.

Conceito de produtividade na construção civil 

A produtividade na construção civil está relacionada com a melhor forma de utilizar os recursos em uma obra, ou seja, desenvolver estratégias que permitam que o espaço físico, as ferramentas, os insumos, processos de transporte, entre outros, sejam bem utilizados. 

A produtividade está ligada, por exemplo, a quantidade de horas e as condições de realização de uma determinada tarefa. Em casos onde a construtora não se preocupou com a destilação do entulho gerado, pode até obter, num primeiro momento, bons resultados de produção. Porém, ela não estará contribuindo para a melhoria da produtividade.

Diante disso, é possível dizer que a produtividade na construção civil está diretamente relacionada ao equilíbrio geral dos resultados.

Medindo a produtividade

O primeiro passo para saber se a sua construtora está bem, ou se ela precisa melhorar em algo, é saber medir os índices de produtividade. De acordo com pesquisas, existem seis fatores de impacto na construção civil. Entre eles:

Retrabalho

Quando o trabalho não precisa ser refeito, sendo os desperdícios reduzidos e os prazos atendidos.

Matéria-prima

Materiais de qualidade proporcionam menos trabalho e controle sobre o estoque, proporcionando continuidade ao fluxo de retrabalho.

Planejamento de obras

Quanto melhor e mais detalhado for o planejamento, menores serão os riscos de haver um retrabalho, como por exemplo, a avaliação prévia das condições do terreno para não haver situações em que a obra precise ser refeita.

Segurança do trabalho

Quando um dos colaboradores se acidenta, além do custo humano imensurável, também existem os prejuízos financeiros e impactos sobre a produção e os prazos.

Tempo de fornecimento de materiais

É fundamental saber em quanto tempo os insumos foram transportados do fornecedor até a obra, para identificar possíveis necessidades de troca. 

Capacitação e treinamento

Funcionários capacitados e adequadamente remunerados, que criam vínculos com a empresa, tendem a apresentar uma produtividade melhor.

Desta forma, sabendo como medir a produtividade na construção civil, é possível melhorar os índices da sua empresa e ainda reduzir os custos.

 TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de viabilidade econômica é uma análise realizada antes do início de uma obra, que verifica se determinado projeto poderá ser lucrativo. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
As patologias na construção civil são caracterizadas como problemas que podem acometer as matérias-primas de um empreendimento. Conheça as principais e descubra como evitá-las!
Ler Mais
1 2 3 37
Logo | Etesco Construções
Contato
+55 (11) 3735-1555
+55 (11) 3020-1250
etesco@etesco.com.br
Trabalhe Conosco
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram