BLOG

Dicas de nivelamento de terreno

Antigamente, era muito comum que, na hora de fazer uma nova construção, fossem respeitados os níveis do terreno, ou seja, a construção era adequada às características do solo. O maior problema dessa prática era o risco elevado de complicações no futuro, como deslizamentos de terra e danos estruturais.

Para evitar que isso aconteça, agora é realizado o nivelamento do terreno, também chamado de terraplanagem. Com isso, são feitas modificações no solo para que se possa dar início às construções sem a necessidade de fazer adequações ou adaptações no projeto.

Como é muito difícil encontrar um terreno que seja naturalmente nivelado, praticamente em todos os projetos há necessidade de fazer esse trabalho antes de começar a construir. Ele garante que o terreno estará estável e seguro para execução da obra, por isso, é uma etapa fundamental.

Pensando nisso, preparamos este artigo para fazer algumas dicas de como você pode fazer a terraplanagem do jeito certo. Continue lendo para conferir algumas boas práticas que favorecem o andamento do projeto.

Faça a demarcação da área

O primeiro passo para fazer o nivelamento de um terreno é demarcar o espaço que precisará de intervenções. Você pode ter uma área extensa, mas não fazer a construção em toda ela, por isso, pode nivelar somente o espaço que será trabalhado.

A demarcação é feita de uma forma muito simples, por meio da distribuição de estacas nos cantos do terreno. Quando ele é extenso demais, esse estaqueamento também deve ser feito nas diagonais e no centro, facilitando o trabalho.

Analise se há declive ou aclive

Depois de demarcar a área você terá as dimensões exatas do espaço que precisa ser nivelado. Agora, deve analisar se ali existem deformações e colocar o terreno acima ou abaixo do nível da rua ou das demais construções ao redor, então, você precisa ver se existe algum aclive ou declive.

O aclive se caracteriza por uma altura maior no fundo do terreno, ou seja, ele tem a frente mais baixa. No caso do declive trata-se do contrário. O terreno é mais alto na frente e o seu fundo é mais baixo, muitas vezes, menor do que o nível da rua.

Considere o nível da rua

Na hora de fazer o nivelamento do terreno você não pode se esquecer de considerar o nível da rua. Pode ser necessário retirar ou colocar terra, mas, em ambos os casos o ideal é que você evite deixar muito alto ou muito baixo.

No primeiro caso, pode ser até mesmo uma característica que se deseja para o projeto que será desenvolvido ali. No entanto, no segundo caso você poderá ter problemas com a rede de água, de esgoto e até mesmo com as chuvas, que podem invadir a construção se ela for baixa demais.

Guarde um pouco de terra

Quando o terreno apresenta um aclive há necessidade de retirar terra para que ele fique plano. No caso do aclive é preciso acrescentar terra para preencher o que está faltando. Em alguns casos um mesmo terreno apresenta áreas de aclive e declive, então, é interessante que você guarde um pouco da terra que foi retirada.

Dessa forma, você estará reservando esse recurso para fazer um aterramento posterior nas áreas em que ele for necessário. Desse modo, não precisará investir mais dinheiro na aquisição de materiais e, ao finalizar as etapas de aterramento, basta descartar a terra que não foi utilizada.

Construa um muro de arrimo

Tanto os terrenos com aclive quanto os que apresentam declive podem precisar da construção de um muro de arrimo. Ele atua como uma barreira que impede o deslizamento de terra, por isso, precisa ser muito bem construído.

Considere que o muro de arrimo terá uma responsabilidade muito grande e sofrerá bastante pressão em função do volume de terra. Então, é fundamental que esse projeto seja bem desenvolvido e executado para garantir a segurança da obra.

Faça compactação a cada 30 cm

Um dos objetivos do nivelamento de um terreno é garantir que ele tenha a estabilidade necessária que a construção precisa para não sofrer danos estruturais. Portanto, deve estar muito bem compactado.

Por isso, principalmente nos casos em que há necessidade de acrescentar terra a compactação precisa ser feita a cada 30 cm. O volume deve ser devidamente espalhado pelo terreno e prensado para evitar posteriores movimentações.

O serviço de terraplanagem ou nivelamento do terreno é fundamental tanto nas obras de menor porte, como residências, quanto para aquelas de grande porte, como rodovias e loteamentos. Sendo assim, deve ser feito por profissionais e empresas especializados, para garantir um serviço bem realizado e com total segurança.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *