BLOG

Entenda a NR 21 na construção civil

Um canteiro de obras pode ser um local bem caótico, dependendo da forma como é organizado e realizado o trabalho. Um colaborador que exerce sua função a céu aberto, por exemplo, está mais propício a desenvolver problemas de saúde, devido às diversas mudanças climáticas, ou a sofrer algum tipo de acidente.

Felizmente, para que todo o serviço executado tenha um final positivo e os colaboradores possam realizar suas atividades com tranquilidade, existe uma norma regulamentadora que deve ser cumprida. É a chamada NR 21.

Você sabe o que é a NR 21? Continue nos acompanhando para saber mais informações.

Afinal, o que é a NR 21?

São várias as normas regulamentadoras existentes, conhecidas como NRs, e que oferecem diretrizes para os tipos específicos de atividades do segmento de construção e manutenção.

O objetivo destas normas é que, ao segui-las, os colaboradores tenham mais segurança em seu trabalho, e não percam o desempenho, até que o projeto seja finalizado.

No caso da NR 21, são orientações de como realizar um trabalho a céu aberto, o que inclui qualquer atividade ao ar livre, como em canteiro de obras, por exemplo.

E existe algo bem interessante, que se pode pensar:

Quando falamos em céu aberto, é muito comum pensar em ar fresco, paisagens bonitas, uma bela visão, entre outros.

Mas é importante lembrar que, na realidade, o cenário perfeito passa por diversos desafios, entre eles o frio e o calor intenso, chuvas, vento, exposição à poeira, e exposição a outros agentes prejudiciais.

Onde a NR 21 pode ser aplicada?

A NR 21 pode ser aplicada em todo o tipo de trabalho que é realizado ao ar livre, e isso não inclui apenas atividades em canteiros de obras, mas também regiões rurais. Ela não determina somente as condições que os profissionais precisam encontrar durante suas atividades, mas também um local em bom estado, em casos onde precisam de um alojamento.
Sendo assim, a NR 21 pode ser aplicada em:

Local de trabalho

O ambiente onde o trabalho é feito precisa estar bem organizado, de maneira que a proteção dos trabalhadores possa ser assegurada. Na construção civil, são os responsáveis pelo canteiro de obras que devem garantir que não haja riscos.

Alojamento

Caso a atividade ou o local onde a obra está sendo realizada exija que os colaboradores fiquem alojados no canteiro, eles deverão ter um alojamento com boas condições de uso, que respeite as regras da NR 21.

O papel dessas regras é justamente garantir que, além de ter um local coberto, os trabalhadores possam descansar de maneira apropriada, fora do expediente, evitando assim os acidentes.

Agora você já sabe qual a função da NR 21, por isso, não deixe de aplicá-la e veja como ela pode gerar bons resultados.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *