Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Gerenciamento de obras: 5 benefícios para as construtoras

Atualizado em 06/09/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Todo profissional que atua na área da construção civil ou empreendimentos sabe que, para que o projeto seja finalizado conforme o esperado, o gerenciamento de obras é algo fundamental.

Envato Elements | Fonte: valeriygoncharukphoto

Mas, afinal, quais são as vantagens que o gerenciamento pode proporcionar para as construtoras? Falaremos sobre esse assunto no post de hoje. Acompanhe!

Gerenciamento de obras: como funciona?

Antes de falar dos benefícios, vamos relembrar como o gerenciamento de obras funciona. Na prática, é o método que auxilia no planejamento, programação, tarefas, gerenciamento de recursos, entre outros fatores. 

Em outras palavras, o gerenciamento é uma forma de monitorar a obra, utilizando conhecimentos, habilidades e técnicas durante todas as etapas do projeto, desde o início até o encerramento, visando resultados positivos.   

Um gerenciamento de obras de qualidade começa com um planejamento bem elaborado, que se torna uma sólida referência sobre como será o projeto e de que forma ele deverá ser conduzido.   

Desta forma, então, podemos dizer que quando uma empresa possui um bom gerenciamento, ela consegue utilizar os recursos da melhor forma possível, reduzindo desperdícios e aumentando a segurança dos colaboradores.        

As 5 principais vantagens do gerenciamento de obras

Existe uma série de benefícios que o gerenciamento de obras pode oferecer para a construtora. Separamos abaixo os 5 principais!

1 - É possível prever os problemas

Essa é uma das vantagens mais importantes e maiores do gerenciamento, uma vez que permite que determinados problemas e erros sejam identificados e solucionados de maneira eficaz, antes ou durante o projeto.

2 - Controle de estoque

Quando bem feito, o gerenciamento também é capaz de auxiliar no controle do estoque dos materiais utilizados durante a obra, algo que diminui bastante as chances de desperdício. 

Também é feita uma lista com tudo o que já foi comprado e o que deverá ser adquirido, permitindo o acompanhamento do uso de cada item. Desta forma, será bem mais fácil alinhar os gastos ao cronograma.

3 - Supervisão do projeto

O gerenciador ficará encarregado de observar constantemente a execução do projeto, identificando a necessidade de alguma alteração no andamento da obra e se isso poderá trazer algum prejuízo. 

Assim, o cliente ficará mais seguro de que a obra está saindo como o planejado inicialmente e de acordo com as leis da região onde está sendo realizada.

4 - Gestão de pessoas

Além de acompanhar o andamento da obra, o gerenciador contratado também é responsável pela contratação e coordenação da equipe de colaboradores, que devem ser capacitados para dar continuidade ao projeto. Entre suas atribuições, estão: 

  • Dividir as tarefas e funções;
  • Avaliar as atividades de cada colaborador;
  • Incentivar o trabalho de todos da equipe.

5 - Prazos cumpridos

Muitas obras acabam demorando mais do que o prazo estipulado para serem finalizadas. Portanto, essa é mais uma ótima vantagem do gerenciamento, pois a obra sempre será concluída dentro do prazo ou até mesmo antes da previsão inicial.   

Você já conhecia esses benefícios? Possui outras dúvidas sobre o tema? Deixe um comentário abaixo para que possamos te ajudar.

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:35 | 19/07/2024