Menu
Logo da Etesco Construções

O que são as Patologias na Construção Civil? Descubra!

Atualizado em 10/05/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Você sabia que existem patologias na construção civil? Assim como na área médica, a construção civil também possui patologias, e as mesmas são responsáveis por grande parte dos problemas que ocorrem nas estruturas das edificações.

A imagem mostra a ilustração de materiais de obra em cima de uma mesa.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Quer saber mais sobre as patologias na construção civil? Acompanhe a seguir!

Patologias na Construção Civil: características

Derivada da língua grega, a palavra ‘patologia’ significa estudo (lógos) das doenças (páthos). Por sua vez, as patologias na construção civil são caracterizadas como "defeitos" que podem ser encontrados em uma obra.

Conforme dissemos, assim como acontece na área médica, as patologias construtivas também apresentam sintomas específicos que, quando descobertos em estágio inicial, podem ser controlados antes que o problema se agrave.

Podemos dizer, então, que as patologias na construção civil são doenças que acometem as matérias-primas de uma estrutura, ocorrendo por motivos variados, como por exemplo:

  • Falta de planejamento;
  • Más condições de trabalho;
  • Armazenamento incorreto dos materiais;
  • Atrasos no cronograma;
  • Mão de obra ineficiente, entre outros.

Na verdade, esses problemas podem surgir em qualquer etapa da construção, até mesmo após a entrega do projeto. Por isso, é importante analisar todos os detalhes e tentar evitar ao máximo que as patologias ocorram.

Quais os sintomas das Patologias na Construção Civil?

Os sintomas são as manifestações patológicas, ou seja, a apresentação de características consideradas como prejudiciais para a estrutura de uma construção. Entre os principais, podemos destacar:

Porosidade

Esse é um problema que pode comprometer a resistência do concreto, estando diretamente relacionado com a preparação do material, que muitas vezes não é feita de maneira correta, seguindo os parâmetros de qualidade.

Assim sendo, para que a porosidade seja evitada, é importante se certificar de que o concreto seja colocado sempre antes do início do ponto de prega, no local definitivo. 

Fissuras e trincas

As fissuras e trincas são, aparentemente, inofensivas. Mas, geralmente, sinalizam que algo errado aconteceu na construção, talvez alguma falha na uniformidade da mistura do concreto

Uma forma de prevenir o problema seria contratar um profissional que considere todas as indicações ambientais antes da preparação da mistura, prestando atenção também na dosagem correta. 

Rachaduras

As rachaduras são ainda mais graves do que as fissuras e trincas, porém, sua identificação acaba sendo mais fácil, pois ultrapassam o diâmetro de um milímetro.

Em geral, aparecem por conta de micro movimentos que a edificação coloca sobre o solo e quando surgem nas lajes, vigas e pilares, precisam de uma atenção maior para não comprometer a estrutura.

Infiltração

Provavelmente, é um dos maiores vilões da construção civil, sendo provocado por excesso de umidade. É uma patologia que pode ser evitada com algumas medidas mais básicas de impermeabilização, por exemplo. Existem diferentes tipos de impermeabilizantes que são adequados para cada espaço.

Carbonatação

A carbonatação é a corrosão das estruturas metálicas ou armaduras de concreto. Ela pode acontecer quando a cobertura de cimento não é suficiente e não protege o aço dos processos corrosivos, tornando uma degradação contínua que precisa ser resolvida rapidamente.

É possível evitar essas Patologias?

Ao iniciar um projeto, os responsáveis devem manter uma comunicação transparente durante as etapas da obra. 

Vale ressaltar que todos os profissionais devem estar preparados para identificar os possíveis sintomas de patologias e agirem de maneira correta, tomando as providências necessárias para evitar maiores problemas.

Agora que você já sabe quais são as patologias na construção civil, conte-nos se já percebeu algum desses sintomas em uma obra.

Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.