Menu
Logo da Etesco Construções

Quais as vantagens de um software para a Gestão de Obras?

Atualizado em 24/01/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Controlar uma obra e evitar problemas como o atraso no prazo de entrega nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, muitas construtoras fazem uso de um softwares de gestão de obras para facilitar o processo.

Freepik | Fonte: artursafronovvvv

Quer saber como um software pode ajudar em seu projeto e quais as vantagens? Acompanhe o post de hoje!

Gestão de obras: o que é?

Conforme dissemos, não é tão simples lidar com uma obra, pois é necessário manter o controle de todas as atividades colocadas em prática, observando a evolução de cada etapa da construção, controlando os prazos e orçamentos. 

É justamente aí que entra em ação a gestão de obras, cujo papel do gestor é gerenciar todas as frentes de um projeto, garantindo que tudo seja realizado conforme o planejamento.     

E para que serve um software de gestão de obras?

Basicamente, o software de gestão de obras funciona como um auxílio para o gestor organizar o trabalho da equipe. Isso porque as informações do local onde a obra está sendo executada podem ser facilmente transmitidas para o gerenciamento.

Assim sendo, podemos dizer que o software de gestão de obras auxilia em diversos processos, desde a elaboração de orçamento, até a organização das finanças e acompanhamento das atividades.  

Também devemos destacar que o uso de um software é fundamental, pois torna o projeto mais eficiente e rentável em um mercado tão competitivo. 

Principais vantagens do software de gestão de obras

Agora vamos falar sobre as vantagens que o uso de um software pode oferecer para a construtora. Entre as principais, estão: 

Otimização de tempo

Chega de gastar horas criando planilhas! O software de gestão de obras tende a otimizar o tempo para que outras atividades recebam um foco maior. Com ele, as informações, cronogramas e qualquer imprevisto ficarão disponíveis em tempo real, evitando problemas na comunicação.

Diminuição de desperdícios 

Outra vantagem do software é a diminuição de desperdícios, uma vez que haverá um controle financeiro maior do projeto. Também será possível controlar o estoque e os materiais que realmente serão necessários.

Dados em segurança

O uso de um software de gestão também garante que os dados fiquem salvos de uma maneira mais segura, diferente do que aconteceria se fossem apenas papéis arquivados. 

Em geral, o armazenamento na nuvem ajuda a reduzir a perda de informações que podem ser importantes, evitando maiores problemas.

Além das vantagens citadas acima, vale lembrar que os softwares permitem uma melhoria na vistoria e entrega da obra, fazendo com que essa etapa seja realizada de maneira mais ágil e nenhum detalhe passe despercebido. 

E não podemos esquecer de destacar os softwares mais utilizados pelas construtoras, sendo eles:

  • UAL;
  • Lean Construction;
  • Evop;
  • Safesite.

Você já utiliza algum software de gestão de obras em seus projetos? Já conhecia essas vantagens? Conte-nos abaixo!

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 11 / 23
Compliance ambiental é uma prática aplicada às empresas para que operem de maneira sustentável e respeitem as normas, visando a proteção do meio ambiente. VEJA MAIS!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta especialmente utilizada na construção civil, para identificar e avaliar problemas prejudiciais ao trabalho. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024