Logo da Etesco Construções
Menu

Qual a Função do Pavimento?

Atualizado em 30/11/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A função do pavimento é melhorar as condições de tráfego para que essas operações sejam mais viáveis, confortáveis e seguras. Assim, ele também contribui com a menor ocorrência de acidentes e a redução de custos para realização de movimentações.

O pavimento consiste em uma estrutura composta por diversas camadas sobrepostas de materiais dos mais diferentes tipos. Eles são compactados a partir do subleito, conferindo às ruas, estradas, avenidas e outras vias uma superfície com características diferentes das do terreno natural. 

A criação de um pavimento não é feita por acaso. Existe um planejamento para definir o melhor tipo de pavimentação de acordo com o uso que será feito daquela via. Afinal, a função dessa estrutura não é apenas evitar o barro ou a poeira; vai muito além disso, se relacionando, inclusive, com questões econômicas. 

Como você pode ver, a pavimentação tem um papel muito importante. Nós preparamos este artigo para explicar quais são as funções do pavimento para que você entenda por que ele precisa ser muito bem planejado e executado. Acompanhe!

Melhorar a Condição do Tráfego

As vias que são mantidas em terreno natural, ou seja, aquelas que não recebem pavimentação, oferecem condições ruins para as operações de tráfego. Elas sofrem as ações das intempéries e apresentam diversas irregularidades, em alguns casos, em função das precipitações, se tornam até mesmo intransponíveis. 

Uma das funções do pavimento é melhorar essas condições de tráfego em uma determinada via. Fazendo a pavimentação criamos uma superfície mais regular, que facilita a rodagem dos veículos; também minimizamos ruídos e promovemos uma maior aderência.

Proteger o Subleito das Solicitações

O subleito é a camada de solo que está logo abaixo do pavimento. Ele também é chamado de Camada Final de Terraplanagem (CFT), sendo a porção que está sujeita a maiores agressões promovidas pelos veículos que transitam pela via. 

Com a pavimentação, protegemos o subleito das solicitações verticais e horizontais, evitando que ele sofra deformações ou qualquer outro tipo de dano ou agressão por causa dessa força. As camadas do pavimento fazem a absorção dela, transferindo um mínimo para o subleito e garantindo a sua integridade.

Garantir Conforto

Circular em vias sem pavimentação, na maioria das vezes, é muito desconfortável. Como dito, existem as irregularidades naturais do terreno; também aquelas provocadas pelo próprio tráfego dos veículos e pela ação das chuvas, que provocam deformações no solo. 

Sendo assim, uma das funções do pavimento é promover um conforto maior para quem está utilizando a via. Afinal, a superfície é regular e favorece a rodagem dos veículos, evitando trepidações.

Manter a Segurança

Como explicamos, o pavimento contribui, também, para aumentar a aderência dos pneus dos veículos no terreno. Assim, alcançamos uma estabilidade muito maior para a direção, inclusive em velocidades mais altas, aumentando a segurança. 

As vias que não recebem pavimentação aumentam os riscos de derrapagens, promovem uma direção mais instável, dificultam frenagens, acelerações e outras ações fundamentais e básicas da direção. Por isso, transitar por elas aumenta o risco de acidentes, e é por isso que os limites de velocidade costumam ser menores.

Gerar Redução de Custos

Essa é uma função muito importante do pavimento, afinal, de uma forma indireta, ele contribui para que as operações sejam economicamente mais viáveis. A pavimentação é, também, uma forma de gerar redução de custos no tráfego e em processos logísticos. 

Essa redução de custos se dá por diferentes fatores. Um deles é o ganho de tempo. Como você viu, as vias sem pavimentação têm um limite de velocidade menor; além disso, muitas vezes não é possível aumentar a velocidade em função da instabilidade que a direção adquire. Nas vias pavimentadas fazemos os trajetos em menos tempo. 

Com isso, há uma redução no consumo de combustível, fazendo com que o transporte e os deslocamentos sejam menos custosos. E não podemos esquecer que, nas vias pavimentadas, em especial rodovias, é possível manter uma velocidade constante, evitando a troca de marchas, que também gera um consumo maior de combustível. 

Outro fator que promove a redução de custos é a preservação dos componentes mecânicos dos veículos. Como as vias pavimentadas são regulares, o desgaste das peças, em especial do sistema de suspensão, é muito menor, promovendo uma durabilidade maior e reduzindo o número de manutenções

Com o menor risco de acidentes e uma preservação maior dos veículos, há uma menor sinistralidade, fator que também é considerado pelas empresas na hora de precificar seus produtos ou serviços. Sem falar da redução do custo dos seguros.

O pavimento, portanto, tem a função de favorecer no tráfego, mas, ao mesmo tempo, contribui com uma série de outros fatores, que tornam os deslocamentos mais viáveis e seguros. Isso também traz impactos econômicos positivos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem diversos tipos de pavimento que podem ser utilizados para fazer a pavimentação das vias. Conheça as opções e suas características.
Ler Mais
A terraplanagem é um processo importante composto por diferentes etapas que ajudam a preparar o terreno para uma construção. Saiba mais sobre ela!
Ler Mais
1 2 3 9

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram