BLOG

Saneamento básico: O que é e qual a sua importância?

Saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para manter a qualidade de vida de uma população. Assim sendo, podemos classificar esses serviços como distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.

A imagem mostra um poço de tratamento de água.

No post de hoje, vamos falar mais sobre esse tema, e você vai descobrir a real importância do saneamento básico para a vida de uma população. Continue nos acompanhando!

Características principais do saneamento básico

Quando falamos em saneamento básico, a princípio imaginamos o abastecimento de água e esgoto. Porém, ele inclui uma série de outros serviços, que são fundamentais. Segundo a Lei 11.445/07, o saneamento básico também pode ser definido como os serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável.

Em outras palavras, para que chegue à casa dos moradores de uma determinada população uma água de qualidade, que possa ser consumida sem problemas, ela precisa ser captada e tratada, para se tornar potável.

Desta forma, todos os processos necessários para que a água tratada seja enviada para a população, incluem-se nos serviços de saneamento básico. Além disso, também existe a preocupação com os despejos de uma comunidade. Por isso, é fundamental que exista um sistema de esgoto eficiente.

Os serviços de saneamento

Conforme dissemos, o saneamento básico envolve alguns serviços. E para que você entenda melhor, vamos falar um pouco sobre cada um deles a seguir.

Distribuição de água potável

Esse serviço mostra a sua importância logo em seu nome, uma vez que a água potável é necessária para todos nós. O acesso seguro a ela é feito através de tratamento e distribuição, disponibilizados por uma companhia de saneamento.

Coleta e tratamento de esgoto

O esgotamento inadequado sinaliza que existem dejetos gerados que são depositados em fossas, ou despejados in natura. Como resultado disso, temos riscos ao meio ambiente, sem precedentes, e que custam caro para serem revertidos.

Por isso, a coleta e tratamento de esgoto é algo visto com grande importância, desde as primeiras referências de saúde pública no país, pois já era evidente a necessidade de cuidados com o esgoto.

Drenagem urbana

Outro serviço de saneamento básico é chamado drenagem urbana. A drenagem é responsável por lidar com as águas da chuva. Logo, a drenagem urbana é essencial para impedir que os corpos hídricos sejam assoreados pela pavimentação em excesso.

Coleta de resíduos sólidos

Por fim, temos a coleta de resíduos sólidos, com a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, ou seja, tratamento de lixo urbano. Relacionado fortemente à limpeza, a coleta de lixo é a responsável por conduzir o lixo da população para locais de disposição final e tratamento.

Saneamento básico no Brasil 

As medidas de saneamento básico no Brasil vêm demonstrando, nas últimas décadas, um bom avanço. Mas, apesar disso, ainda assim existem algumas regiões que sofrem com problemas, devido a sua falta. Por exemplo, com a falta de canalizações de esgoto e coleta de lixo.

De acordo com pesquisas recentes, aproximadamente 45,7% dos domicílios possuem rede de esgoto no país, e a região com maior estrutura é o Sudeste.

O saneamento básico no Brasil é praticamente considerado como parte da infraestrutura do país. A prestação do serviço é, então, competência dos municípios. Mas, podem ser terceirizados para órgãos privados ou estaduais.

Vantagens econômicas 

Todas as atividades oferecidas pelo saneamento básico permitem que uma comunidade alcance muitos ganhos econômicos e sociais. Isto ocorre por conta dos recursos, oferecidos por elas, que impactam de forma positiva os setores como educação, saúde e turismo, criando produtividade e valorização.

Quando é feito esse investimento, o setor promove a geração de renda de forma direta, induzida ou indireta. Muitas pessoas passam a ter poder aquisitivo, e movimentam a economia local, com empresas e industrias se instalando nessas regiões.

Isso gera o crescimento de uma cidade. Principalmente pelo recolhimento de tributos, que possibilitam investimentos para promover melhorias. Isso impacta na qualidade de vida da população.

Você mora em uma cidade com saneamento básico de qualidade? Conhece algum lugar que ainda não investiu nisso? Conte-nos abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *