BLOG

Smart City: Conheça 5 cidades mais inteligentes do mundo

A imagem mostra uma cidade com rodovias e prédios

O termo Smart City, que traduzido para o português significa cidade inteligente, é um conceito relativamente novo, mas que vem sendo levado muito a sério nos últimos anos, por diversos governos e países. Cidades inteligentes são aquelas que apresentam políticas ativas, e utilizam a tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana, e assim torná-la mais eficiente. Mas, será que você sabe quais são as cidades consideradas mais inteligentes do mundo?

No post de hoje, vamos listá-las para você conhecer melhor. Continue nos acompanhando!

Cidades inteligentes pelo mundo

Conforme dissemos, Smart City (ou cidade inteligente) é um termo que vem sendo utilizado para se referir às cidades que envolvem serviços diretos à população, segurança pública, sustentabilidade, transporte e soluções integradas de educação, planejamento e transparência. E entre as principais cidades mais inteligentes do mundo, é possível destacar:

  • Nova York;
  • Amsterdã;
  • Tóquio;
  • Barcelona;
  • Curitiba.

1 – Nova York

Em 2017, a cidade foi eleita como uma Smart City pela IESE Center for Globalization and Strategy. Dentre as soluções, foi lançada em colaboração com a Cisco, uma plataforma interativa, que converteu sistemas telefônicos públicos antigos, para fornecer acesso à internet para toda a população, além de informações sobre listas de entretenimento, notícias vizinhas e alertas de segurança. Na cidade também foram instalados sensores em 90 escolas, reduzindo a emissão de gases estufa, e no trânsito, o departamento de transportes passou a gerenciar o tráfego, seguindo dados em tempo real.

2 – Amsterdã

Uma cidade onde as bicicletas predominam como principal meio de transporte. Assim é Amsterdã, pioneira na Europa quando o assunto é investir em sustentabilidade e tecnologia. Funcionando sob modelo de cidade inteligente, Amsterdã possui plataformas que oferecem suporte e incentivo para as instituições, empresas e cidadãos, para que possam desenvolver seus projetos e beneficiar a qualidade de vida de todos. Foram desenvolvidos produtos e serviços inovadores no campo de mobilidade urbana, além do investimento em tecnologias móveis, que indicam locais para o lazer.

3 – Tóquio

A capital do Japão é conhecida por ser inovadora em termos tecnológicos e futuristas. E isso inclui o desenvolvimento de inovações eficientes, para o controle da quantidade de energia, e o gerenciamento inteligente da quantidade de eletricidade.

4 – Barcelona

A cidade espanhola investe na gestão de resíduos. Foram espalhadas escotilhas por essa smart city, com o objetivo de recolher o lixo de hora em hora durante a semana. Esse é um material que viaja até 70 km/h em uma tubulação, localizada a 5 metros da superfície. Quando chega no centro da coleta, o lixo é separado entre material reciclável e orgânico, que é transformado em combustível para gerar eletricidade.

5 – Curitiba

Parece um pouco improvável que uma cidade brasileira seja considerada Smart City. Mas, Curitiba é uma das cidades mais verdes do país, com quase 30 parques e áreas florestais, onde 70% dos resíduos produzidos são reciclados através de programas de incentivo, como o Câmbio Verde, criado pela prefeitura, em que a população troca o lixo reciclável por verduras frescas e frutas.

Além do sistema de transporte urbano, rápido e efetivo, também circulam ônibus antigos, transformados em escolas móveis para educar a população sobre a sustentabilidade.

Agora você já sabe quais são as cidades que estão entre as mais inteligentes do mundo. Gostou do conteúdo? Deixe abaixo o seu comentário.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *