Menu
Logo da Etesco Construções

Smart City: quais são as principais cidades inteligentes no mundo?

Atualizado em 17/08/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Alguma vez você já ouviu falar sobre Smart City ou cidade inteligente? Embora não seja reconhecida assim, logo de cara, as cidades inteligentes estão se tornando cada vez mais comuns pelo mundo afora.

Fonte: metamorworks | Canva

Por isso, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e destacar as principais Smart Cities. Acompanhe a seguir!

Quais as características de uma Smart City?

Smart City é caracterizada como o espaço urbano que faz o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) visando melhorar o desenvolvimento social para que a população tenha mais qualidade de vida, preocupando-se com a eficiência político-econômica. 

Assim sendo, podemos dizer que uma cidade é considerada inteligente quando existem fatores que a impulsionam em seu crescimento sustentável, econômico e na gestão de recursos naturais de forma consciente. Esses fatores, geralmente, são os investimentos em capital humano, social e infraestrutura.

Outros aspectos que devem ser considerados

Além do que citamos acima, existem outros aspectos que, ao classificar uma Smart City, devem ser considerados, como por exemplo: 

Comunicação digital

O surgimento das redes sociais facilitaram bastante a comunicação entre a população e o poder público, possibilitando mais transparência e menos burocracia nos serviços. 

Integração

Conforme dissemos, são aplicadas tecnologias nas cidades inteligentes, bem como outros órgãos (bombeiros ou polícia) que conseguem acessar informações em tempo real com um pouco mais de facilidade, uma ação muito mais eficaz.

Ambientes atrativos para os negócios

Em geral, a Smart City possui uma estrutura potencial para os negócios, uma vez que, em termos de tecnologia e informação, pode ser uma grande oportunidade para diversos setores.      

Cidades inteligentes pelo mundo

A seguir, vamos ao ranking das principais cidades inteligentes existentes no mundo. Confira!

1° Lugar: Londres

Em 2019, a capital da Inglaterra ocupou o primeiro lugar no ranking de Smart Cities, devido à sua performance diante dos fatores analisados. Também chegou ao primeiro lugar em capital humano, por investir em um número alto de escolas e universidades qualificadas

2º lugar: Nova York

A cidade ocupa a segunda posição no ranking por conta de sua liderança econômica, por seu capital significativo, planejamento urbano, tecnologia, mobilidade urbana e alcance internacional, abrigando cerca de 7.000 empresas.

3º lugar: Amsterdã

Holanda é uma das potências europeias que investem em tecnologia, cultura e apresenta progresso financeiro. E se falarmos em economia, mobilidade, transporte e alcance, a cidade de Amsterdã está entre as 20 melhores. 

4° Lugar: Paris

Essa é uma cidade que está sempre aberta à inovação e por esse motivo, oferece uma rede de dados aberta para seus moradores, promovendo também um transporte por meio de bikes e carros elétricos, otimizando o fluxo de pessoas.

5° Lugar: Reykjavik

Essa talvez seja a menos provável, porém ocupa a quinta colocação no ranking, sendo a cidade mais populosa da Islândia, com mais de 80% de produção de energia gerada por hidrelétricas e geotérmicas, tornando as construções mais sustentáveis. 

Bônus: Curitiba

No Brasil, Curitiba é a cidade que mais representa uma Smart City, pois possui sistemas de mobilidade urbana que garantem um trânsito melhor, além de ter inovado com uma frota de carros elétricos para serviços públicos, poupando desde 2014 a emissão de gás carbônico.

E então, concorda com esse ranking? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 11 / 23
Compliance ambiental é uma prática aplicada às empresas para que operem de maneira sustentável e respeitem as normas, visando a proteção do meio ambiente. VEJA MAIS!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta especialmente utilizada na construção civil, para identificar e avaliar problemas prejudiciais ao trabalho. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:19 | 21/02/2024