Menu
Logo da Etesco Construções

Técnicas de impermeabilização: conheça os materiais utilizados

Atualizado em 14/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Para quem trabalha na construção civil, não há nada mais prazeroso do que ver o projeto finalizado. O único problema é quando ocorrem infiltrações, que provocam a degradação da estrutura, gerando problemas como mofo e bolor. Mas, existem algumas técnicas de impermeabilização que podem ser utilizadas para evitar essa situação.

Imagem ilustra um trabalhador impermeabilizando uma superfície.
Envato Elements | Fonte:  stockcentral

Ainda não conhece as técnicas? Então, continue nos acompanhando! No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Técnicas de Impermeabilização: o que é? 

Basicamente, as técnicas de impermeabilização são responsáveis pela formação de barreiras que impedem, de maneira automática, a passagem de líquido e vapor na construção.

Sua principal função é proporcionar uma durabilidade maior aos materiais que compõem as estruturas de um projeto. Desta forma, evitam-se possíveis desgastes, caso ocorram infiltrações, isto é, o contato com a água, gerando umidade

O correto é que as técnicas sejam adicionadas ao projeto que já está quase finalizado. Também é necessário ter cuidado desde o início e aplicá-las apenas se a construção estiver em bom estado. Isto porque, se houver ferrugem ou algo que prejudique o processo, não será possível obter um bom resultado.

Quais são as técnicas de Impermeabilização?

Para que as técnicas de impermeabilização sejam eficientes, elas precisam estar de acordo com a finalidade da estrutura. Abaixo, vamos listar os materiais utilizados nesse processo.

Argamassa

A argamassa pode ser classificada como polimérica ou impermeável. No caso da polimérica, ela é feita com produtos industrializados que já estão prontos, basta apenas misturar para homogeneizar. 

Já a impermeável é preparada pela adição de componentes  hidrofóbicos em argamassa normal.

Manta Asfáltica

Por sua vez, a manta asfáltica é um impermeabilizante muito utilizado para revestir telhados, lajes, coberturas, entre outros. O material conta também com propriedades de isolamento térmico, sendo pré-fabricada e recomendada para regiões chuvosas.

Hidrofugantes

Hidrofugantes ou hidro repelentes são substâncias que apresentam uma tensão superficial, sendo ela menor do que a água, que impede assim a aderência na superfície

Impermeabilização com Lonas

Lonas plásticas são coberturas adotadas com frequência na construção civil e no agronegócio, por conta de sua versatilidade e custo-benefício. Ajudam muito na impermeabilização dos contrapisos e na proteção de fachadas e pintura da obra, prevenindo infiltrações. 

Agora que você já conhece as principais técnicas, comente o que acha de cada uma delas. Compartilhe o conteúdo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024