Menu
Logo Links Úteis | Etesco

O Pavimento Permeável pode reduzir as inundações? Descubra!

Atualizado em 14/10/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Em cidades grandes, é muito comum ocorrerem inundações por conta do solo impermeável, com o asfalto e o concreto impedindo que a água seja absorvida. Nesse caso, o pavimento permeável seria ótimo para evitar o problema.

Canva | Fonte: ctyndall

Mas, será que de fato ele pode reduzir as inundações? Falaremos sobre esse assunto no post de hoje. Acompanhe!

O que é um pavimento permeável? 

O pavimento permeável é caracterizado como a aplicação de uma camada de rolamento superficial em camadas de materiais que apresentam alta porosidade. Sua função é absorver o máximo do volume de água que houver.       

Também podemos dizer que o pavimento permeável é uma espécie de concreto poroso e dispõe de maiores proporções de pedra, fazendo ou não o uso de areia. Além de ter camadas sub-superficiais, que podem ser usadas na absorção da água, rede pluvial ou drenagem.

Quais os benefícios do uso do pavimento permeável? 

Utilizado em calçadas, condomínios, parques e estacionamentos, o pavimento permeável oferece diversos benefícios, sendo eles:

Redução de gastos 

Com o uso do pavimento permeável, é possível dispensar o cimento e a argamassa, devido ao seu sistema de instalação com piso intertravado. Além de ser um material reaproveitável, ou seja, pode ser utilizado novamente, se for necessário. 

Calçadas e via para pedestres 

O uso do concreto permeável também agrega bastante em calçadas e vias para pedestres, evitando aquelas poças de água que geralmente se formam após a chuva ou tempestades. 

Esse é um grande benefício quando comparado aos danos que as calçadas feitas de concreto convencional sofrem por conta da água das chuvas.

Redução de danos ambientais 

Além de reduzir os problemas urbanos, o pavimento permeável também pode ajudar a reduzir os danos ambientais, que na maioria das vezes, surgem por conta da impermeabilização do solo, que facilita a infiltração.

Também ocorre a redução ou eliminação de escoamento superficial, permitindo a filtragem de poluição difusa por conta de substâncias encontradas nos pavimentos urbanos, como óleo e outros fluidos.

É realmente possível evitar a inundação?

A inundação, em geral, ocorre devido aos pavimentos convencionais que recebem um volume alto de água em um espaço de tempo pequeno. Desta forma, não é possível escoar toda a água.

Diante disso, então, o pavimento permeável passou a ser uma ótima solução, uma vez que a água pode ser absorvida pelo solo, e assim os sistemas urbanos de drenagem passam a receber menos água.   

Aqui no Brasil, os primeiros registros pontuais do uso desse material são de 1980 e desde então foram realizadas aplicações em pistas de aeroportos e rodovias. O objetivo era reduzir o número de acidentes de avião e automobilísticos.

Ao longo dos anos, o pavimento permeável passou a ser utilizado em diversos outros locais, retendo a água e evitando o acúmulo que tende a provocar enchentes, entre outros acidentes.

Hoje, principalmente em cidades como Curitiba e São Paulo, o material é utilizado em trechos de calçadas e estacionamentos, como uma forma de reduzir os alagamentos

E já foi comprovada a sua eficácia, pois apresenta 60% a mais de permeabilidade em comparação aos asfaltos convencionais.

Agora conte-nos se você já conhecia o pavimento permeável e todas essas vantagens. Deixe o seu comentário!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Asfalto de borracha: veja como ele está revolucionando a pavimentação urbana com exemplos de aplicação e seus impactos positivos.
Ler Mais
Estudo de solo: veja como interpretar relatórios de estudo de solo para otimizar o manejo da terra.
Ler Mais
1 2 3 18

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:16 | 23/07/2024