Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Tendências na Construção civil: o que esperar do setor no próximo ano?  

Atualizado em 06/12/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Com a proximidade de 2023, o setor da construção civil já começa a pensar em formas de reaquecimento, retomando obras de grande porte, reformas e outros projetos que seguirão diversas tendências. 

Canva | Fonte: hxdyl

E esse é o tema do post de hoje. Continue nos acompanhando para descobrir quais são essas tendências e o que se pode esperar no próximo ano.    

Previsão de crescimento do setor em 2023 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são positivas as projeções para a construção civil no próximo ano, considerando que o setor já se manteve em crescimento por sete trimestres consecutivos.    

Assim sendo, então, podemos dizer que existe sim uma expectativa de que o setor cresça e aproveite as tendências ao seu favor, para se destacar ainda mais no mercado, uma vez que muitas novidades podem auxiliar também em processos internos.

E quais são as tendências na construção civil para 2023? 

Conforme dissemos, o setor da construção civil deve seguir algumas tendências e novidades no próximo ano. A seguir, vamos destacar as principais!

Digital twins (gêmeos digitais)

Digital Twins os gêmeos digitais são representações virtuais de sistemas e objetos reais. Isto significa que possuem um comportamento igual aos seus correspondentes do mundo físico e simulam suas funcionalidades.

Através dessa tecnologia é possível realizar a construção de prédios virtualmente, algo que auxilia na eficiência da construção real ao ser colocada em prática e diminuindo os riscos.

Drones

Outra tendência que promete e deve ganhar cada vez mais espaço no setor são os drones, que podem ser usados na realização de auditorias de obras, até mesmo em locais com acesso limitado.

Uma de suas vantagens é a agilidade na execução de análises e o auxílio no canteiro de obras, que muitas vezes evita que os colaboradores continuem exercendo suas funções em locais de risco. 

Inteligência artificial e realidade virtual 

Ambas são responsáveis por melhorar o cenário da construção civil, uma vez que a inteligência artificial pode oferecer uma visibilidade melhor de dados, além de garantir indicadores e facilitar a previsão de determinadas situações da obra.  

Por sua vez, a realidade virtual ajuda a corrigir previamente os erros e facilita o trabalho dos arquitetos nesse processo. 

Construção verde 

A construção verde também ganhará uma força maior em 2023, preocupando-se principalmente com o consumo de água e energia elétrica de maneira consciente, garantindo também o conforto, saúde e redução de impactos ambientais tanto antes, quanto após a finalização do projeto.

Em geral, uma construção verde é caracterizada como um projeto sustentável, que utiliza materiais ecológicos, gerando menos resíduos e consumindo uma quantidade menor de recursos. 

Um dos materiais mais usados é o concreto inteligente, que ajuda a evitar a deterioração. Outro material é o tijolo ecológico, feito com materiais reaproveitados, que causam menos danos ambientais.

Agora conte-nos: o que acha dessas tendências? Acredita que haverá um crescimento maior do setor? Deixe um comentário abaixo!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Construção modular: descubra as inovações que moldarão o futuro da construção, tendências em tecnologia, materiais e sustentabilidade.
Ler Mais
Gestão de resíduos: veja estratégias para minimizar o impacto ambiental na construção civil e como a ISO 14001 pode otimizar esses processos
Ler Mais
1 2 3 109

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:19 | 21/06/2024