Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Você sabe qual a função do sistema de esgotamento sanitário?

Atualizado em 20/10/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Quando realizamos alguma atividade doméstica ou higiênica, a água é essencial. Logo após o uso, ela passa por transformações químicas e não pode retornar à natureza sem antes passar por um tratamento. Pensando nisso foi criado o Sistema de esgotamento sanitário (SES).

Canva | Fonte: valentynsemenov

No post de hoje, vamos falar mais sobre o assunto. Continue conosco para saber mais detalhes e entender como ele funciona!

Sistema de esgotamento sanitário: o que é?

O sistema de esgotamento sanitário (SES), também conhecido como saneamento básico, é o conjunto de obras, instalações e serviços realizados para a coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto.

Também podemos dizer que essa é uma parte fundamental da infraestrutura das cidades e comunidades, pois visa evitar a contaminação do solo, da água e do ar por dejetos humanos, prevenindo a propagação de doenças transmitidas pela água e melhorando a qualidade de vida da população. 

Geralmente, esse processo é feito por meio de redes de coleta de esgoto, que transportam a água de residências, empresas e instituições para as estações de tratamento, onde é purificada antes de ser reutilizada. 

Como funciona o sistema de esgotamento sanitário? 

O funcionamento do sistema de esgotamento sanitário pode variar de acordo com a localização, a escala e a tecnologia disponível. Mas, geralmente, envolve os seguintes componentes:

Coleta

A coleta começa em residências, empresas e instalações industriais, onde a água usada nas atividades diárias, como banho, descarga de vasos sanitários, lavagem de roupas e louças, é direcionada para o sistema de esgoto. 

Isso pode ocorrer por meio de redes de esgoto separativas (onde águas pluviais e esgoto são coletadas separadamente) ou redes unitárias (onde ambas são coletadas juntas). 

Transporte

O transporte é feito por meio de tubulações, gravidade ou bombeamento, até uma estação de tratamento. Em áreas urbanas, essa infraestrutura é frequentemente subterrânea.

Tratamento

A água passa por um processo de tratamento em uma estação de tratamento de esgoto (ETE) para remover impurezas, bactérias e substâncias químicas. 

Os principais métodos de tratamento são: gradeamento, caixas de areia ou desarenador, reator anaeróbio, filtro biológico, decantação, desinfecção e disposição. 

Disposição

Após o tratamento, a água tratada é liberada em rios ou oceanos, podendo ser reutilizada. Os resíduos sólidos provenientes do tratamento podem ser destinados aos aterros sanitários.

E qual a importância do SES?

Além de ter um papel fundamental na proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável de uma comunidade ou região, o sistema de esgotamento sanitário também é importante para a qualidade de vida da população. 

Isso porque o mau odor e a poluição causada pelo esgoto a céu aberto tem um impacto direto na saúde. Assim sendo, um sistema de esgoto bem projetado ajuda a reduzir esses problemas, criando um ambiente mais agradável para os moradores.

E mesmo que o poder público tenha a responsabilidade de ampliar o acesso à coleta e tratamento de esgoto, a colaboração da população também é essencial para o bom funcionamento do sistema através de práticas simples, como descartar de forma correta alguns resíduos.

Qual a sua opinião sobre o SES? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo e não perca os próximos conteúdos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 19 / 07 / 24
Etapas do Tratamento da Água: veja quais são as etapas essenciais para garantir água segura e potável.
Ler Mais
 | 30 / 04 / 24
Saiba por que as barragens são essenciais para o desenvolvimento econômico. Clique aqui e entenda suas aplicações!
Ler Mais
1 2 3 13

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:35 | 19/07/2024